A cidade de Atibaia recebeu nesta terça-feira (27) a Operação “Força Total/Pronta Resposta”, articulada por diversas frentes de segurança pública estadual e municipal. A ação, concentrada principalmente nas regiões do Caetetuba e Vila São José, resultou na prisão de um indivíduo envolvido em agressão contra policiais militares e em dezenas de autuações administrativas.
Coordenada pela Polícia Militar por meio do 34º Batalhão do Interior, com apoio do 26º BPM/I, BAEP de Campinas, Comando de Policiamento de Trânsito, GCM, e o patrulhamento aéreo do helicóptero Águia 21, a operação deteve um suspeito que havia agredido uma equipe da PM no dia anterior. A prisão foi efetuada pela Força Tática.
No total, 264 pessoas foram abordadas, além de 97 carros e 88 motos fiscalizados. Houve a remoção de 36 veículos e autuação de 29 condutores. Foram expedidas 54 multas estaduais e 39 pessoas passaram por pré-testes do bafômetro.

Foco na ordem pública
Segundo as autoridades, a operação foi orientada por dados estatísticos e inteligência policial. O objetivo principal foi ampliar a presença do Estado em áreas de maior vulnerabilidade, reforçar a sensação de segurança e agir preventivamente contra crimes e infrações.
Segundo divulgado pela Secretaria de Segurança Pública as ações integradas seguirão ocorrendo em Atibaia, como parte de uma estratégia de fortalecimento do policiamento ostensivo e do monitoramento urbano.
Ações sociais e urbanísticas
A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, atuou paralelamente à Operação Força Total com foco na população em situação de rua. Das 37 pessoas abordadas, cinco aceitaram acolhimento no Centro Pop ou na Casa de Passagem.
Moradias improvisadas e construídas de forma irregular foram desmobilizadas pelas equipes municipais, sob o argumento de evitar riscos aos ocupantes e à vizinhança. Não houve registro de apreensão de entorpecentes ou armamentos.
