Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Projeto propõe integração de câmeras privadas ao monitoramento da Prefeitura de Atibaia

Vereador da proposta fala com a VTV sobre segurança pública na cidade.
Atibaia e segurança (Foto: Reprodução / Unsplash)

Vereador de Atibaia propõe utilizar câmeras de segurança privada de estabelecimentos e residências externas para integrar sistema de monitoramento da prefeitura.

O vereador Coronel Ikeda (PL) apresentou o Projeto de Lei Nº 0022-2025, que autoriza o compartilhamento de imagens de câmeras de segurança particulares com o Centro de Operações e Inteligência (COI) de Atibaia. A proposta inclui equipamentos de residências, condomínios, comércios e empresas privadas, desde que voltados para vias públicas.

Em entrevista ao VTV, o vereador destacou que as câmeras particulares integradas ao sistema devem estar voltadas para áreas públicas, e não serão utilizados equipamentos internos. Empresas privadas, com equipamentos voltados para a rua, também poderão aderir ao programa. O vereador afirma que “além da segurança, o modelo evita vandalismo, destruição de patrimônios públicos e proteger praças públicas”.

Questionado sobre a segurança de dados previstas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o propositor citou o artigo sétimo do projeto que “a utilização de dados e informações provenientes de imagens cedidas, deverão respeitar a inviolabilidade à intimidade, da vida privada, da honra e imagem das pessoas, bem como direito e garantias da lei de Proteção de Dados”.

“Qualquer agente que violar a lei de segurança de dados será responsabilizado devidamente, nos termos do código de ética do funcionalismo público da cidade e da lei”, disse o vereador.


Continua após a publicidade

Em São Paulo, o modelo já é utilizado

Desde 2017 São Paulo já utiliza o programa “City Câmeras”, que permite que qualquer cidadão ou empresa possa disponibilizar as câmeras próprias para integrar o sistema de monitoramento de segurança. O modelo passou por atualizações, em 2022, e em 2023 a cidade aderiu ao programa Smart Sampa, que conta com cerca de 40 mil câmeras de videomonitoramento na cidade.

Segundo informações da própria prefeitura de São Paulo, até o dia de hoje (26), mais de 2 mil pessoas foram presas em flagrante, e outras 913 pessoas foragidas foram capturadas através do sistema.

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., e ambicioso por política e debates

Mais lidas
Milan Internazionale Copa da Itália Site Oficial Internazionale

Saiba onde assistir Inter e Milan no 2º duelo na semi da Copa da Itália

homem-furta-maçanetas

Homem coleciona maçanetas e tenta invadir casas no litoral de SP: ‘assustada’

IMG_0140

Com um a menos, Corinthians vence e segue vivo na Sul-Americana

homem-tenta-furtar-ar-condicionado (1)

Homem invade orquidário e tenta furtar peça de ar-condicionado

fernando collor

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.