Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

TSE adia decisão sobre resultado das eleições em Tuiuti (SP)

Pedido de destaque leva julgamento para sessão presencial e mantém indefinição sobre quem assumirá o comando da prefeitura.
TSE adia decisão sobre resultado das eleições em Tuiuti (SP)

Um pedido de destaque feito durante o julgamento do agravo regimental no plenário virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou a decisão sobre o resultado das eleições municipais de Tuiuti (SP), que segue indefinido um ano após o pleito. O recurso suspende a análise digital do caso e transfere o processo para sessão presencial, ainda sem data marcada.

O candidato Amarildo Lima (PSB), o mais votado nas urnas em outubro de 2024, teve o registro de candidatura indeferido com base na Lei da Ficha Limpa, o que o tornou inelegível. Apesar disso, ele continua recorrendo em última instância, no TSE, em Brasília.

Com o resultado sub judice, o comando do Executivo foi assumido interinamente, em 1º de janeiro de 2025, pelo vereador Alexandre Tadeu Gonçalves, então presidente eleito da Câmara Municipal.

Antes da suspensão, Nunes Marques e a ministra Cármen Lúcia já haviam votado contra o recurso da defesa de Amarildo (Foto: Reprodução/ TSE)

Processo retorna ao relator

Com o pedido de destaque, o processo volta ao gabinete do ministro relator Nunes Marques, que deverá encaminhá-lo para novo julgamento em sessão presencial. De acordo com o TSE, após nova inclusão em pauta, a análise será reiniciada do zero, com novo relatório e nova votação.

Antes da suspensão, Nunes Marques e a ministra Cármen Lúcia já haviam votado contra o recurso da defesa de Amarildo. Caso o pedido de destaque não altere o entendimento do plenário, o candidato ainda poderá apresentar embargos de declaração ou recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Existe a possibilidade da defesa de Amarildo conseguir reverter o indeferimento. Caso isso seja concretizado, o político será empossado prefeito de Tuiuti. Caso contrário, o município de 6,7 mil habitantes deverá passar por eleições suplementares para definir o novo chefe do Executivo.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista formado em junho de 2025, atuando desde 2023 com foco em reportagens de profundidade, gestão de projetos, fotografia e pesquisa. Autor de obra sobre temas sociais e políticos, com análise crítica da democracia e da sociedade.

VEJA TAMBÉM

Operação prende três suspeitos de estelionato e apreende eletrônicos de alto valor na região de Indaiatuba (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Operação prende trio suspeito de estelionato e apreende eletrônicos de alto valor na região de Indaiatuba

Jards Macalé, ícone da MPB experimental, morre aos 81 anos (Foto: Reprodução / YouTube)

Jards Macalé, ícone da MPB experimental, morre aos 81 anos

Tragédia evitável: IBI Social quer transformar tecnologia em política pública na COP 30

Tragédia evitável: IBI Social quer transformar tecnologia em política pública na COP 30

Único shopping center de Bragança vai a leilão judicial; saiba o valor (Foto: Reprodução / redes sociais; E-Leilão)

Único shopping de Bragança Paulista vai a leilão judicial; veja o valor avaliado

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.