Moradores dos bairros São Luiz e Parque América, em Itu (SP), relataram o aparecimento de uma água com coloração rosa saindo das torneiras na manhã desta segunda-feira (29). A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) confirmou que a coloração atípica foi provocada por um produto químico utilizado no tratamento da água e recomendou que o conteúdo contaminado seja descartado imediatamente.
De acordo com nota oficial divulgada pela companhia, o incidente ocorreu entre a madrugada de segunda e a manhã de terça-feira, atingindo especificamente residências dessas duas regiões. A substância, segundo a CIS, não deveria ter chegado ao ponto de distribuição e o protocolo operacional será apurado internamente para identificar o que motivou o desvio.

Recomendações ao consumidor
A CIS reforçou que a água com coloração rosa não deve ser usada para higiene pessoal, hidratação ou preparo de alimentos. O órgão orienta o descarte completo do líquido armazenado nas caixas d’água afetadas. “Por precaução, orientamos que a água com coloração rosa que chegou às caixas seja descartada”, diz o comunicado.
Ainda segundo a companhia, a situação na estação de tratamento já foi normalizada e o fornecimento de água dentro dos parâmetros de qualidade foi restabelecido. A expectativa é de que a água tratada chegue às residências com aparência e composição regular ainda nesta terça-feira (30).
Vídeos e fotos compartilhados por moradores circularam nas redes sociais, mostrando a água rosada sendo despejada em pias e baldes. A CIS informou que instaurou uma investigação para apurar os motivos do incidente e eventuais falhas no controle de qualidade.