A Cidade de Campinas deve inaugurar, no próximo sábado (26), a exposição “Campinas 100 Anos de Cinema”. A mostra ficará no Museu da Imagem e do Som (MIS-Campinas).
Realizada pela CTAv (Câmara Temática do Audiovisual de Campinas) e com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a mostra é fruto de dois anos de pesquisas, desenvolvimento e adequações do espaço e será aberta ao público e terá entrada gratuita.
Composta por 13 painéis informativos, quatro instalações interativas e o Cine Fênix, a menor sala de cinema de Campinas, a exposição oferece uma experiência imersiva para todas as idades.
Um dos destaques é a curadoria audiovisual que reúne quatro horas de curtas-metragens produzidos ao longo das últimas oito décadas em Campinas, celebrando a produção local.
“A história do Cinema de Campinas é fantástica e é também uma história do Cinema do Brasil. Esta é a primeira vez que o grande público terá acesso a ela de uma maneira mais lúdica e visual”, afirma Diego Ruiz de Aquino, um dos curadores da exposição.
Segundo Mariana Atauri Maurer, responsável pelo projeto expográfico, o processo enfrentou diversos desafios.
“No entanto, a limitação de recursos não limitou a criatividade, que nos permitiu entregar uma exposição muito bem estruturada, que com certeza ficará como um patrimônio para a cidade de Campinas”.
Continua após a publicidade
Exposição traz um pouco da história do cinema em Campinas
A programação de inauguração no dia 26 de abril começa às 10h, com uma apresentação especial sobre os 100 anos de cinema na cidade. Às 11h, o público será convidado a participar de uma visita guiada pelo espaço expositivo.
Entre os atrativos estão também uma Linha do Tempo, um Jogo das Memórias e um painel interativo com todos os cinemas que já ocuparam o centro de Campinas, resgatando memórias afetivas e urbanas dos moradores.
A exposição marca ainda a abertura da programação da Semana Amilar Alves 2025, evento que chega à sua 8ª edição, com foco na preservação e difusão da história do audiovisual de Campinas.
Neste ano, o tema da Semana Amilar Alves é ‘Preservar um Futuro’, propondo reflexões sobre a importância dos acervos audiovisuais. Ela vai ocorrer a partir de 29 de maio, também com atividades gratuitas e a programação completa será divulgada em breve nos canais do CTAV.