A Secretária de Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira (10), o 14º Alerta Arboviroses Campinas informando que 23 bairros da cidade possuem alto risco de transmissão da dengue. Além de confirmar a terceira morte causada pela doença e um total de 18.087 casos.
A vítima é um homem de 84 anos, que tinha comorbidades e foi atendido na rede privada. Ele morreu em 22 de fevereiro e morava na área de abrangência do CS Boa Vista.
Conheça os bairros com alto risco de transmissão de dengue
- Leste: Vila Nogueira, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Jardim Dom Bosco e Taquaral.
- Noroeste: Parque Floresta, Conjunto Residencial Parque São Bento.
- Norte: Jardim São Marcos, Vila Esperança, Jardim Campineiro e Recanto Fortuna.
- Sudoeste: Conjunto Habitacional Vida Nova 1, Conjunto Habitacional Vida Nova 2, Conjunto Habitacional Mauro Marcondes, Núcleo Residencial Vila Vitória, Loteamento Residencial Porto Seguro e Jardim Morumbi
- Sul: Jardim Fernanda 1 e Jardim Fernanda 2.
- Suleste: Jardim Bom Sucesso, Vila Formosa, Jardim São Gabriel, Jardim Aliança e Ponte Preta.
O objetivo do alerta é estimular a população a intensificar a verificação de criadouros, orientar sobre o combate ao Aedes Aegypti e reforçar a comunicação com moradores das áreas de alto risco, que passam a receber ações intensificadas para eliminar os criadouros. As orientações valem para toda cidade, incluindo bairros listados na semana anterior e que não aparecem nesta edição.
Continua após a publicidade
Indicadores para divulgação de um Alerta Arboviroses
A Saúde considera um série de fatores para elaborar o alerta de alto risco de transmissão de dengue, entre eles, a incidência de casos, eventual registro de nova transmissão, necessidade de reforçar trabalhos por causa de imóveis sem acesso, densidade populacional, e a comunicação sobre ações dos agentes. O alerta também se aplica aos bairros menores que estão no entorno das regiões indicadas no material.
A Prefeitura destaca que apesar de manter um programa de controle e prevenção da doença, cada cidadão também precisa fazer sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando acúmulo de água parada.