Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Instalação urbana alerta motociclistas em Campinas sobre os riscos no trânsito

Ação da Emdec expõe motos destruídas em acidentes reais para conscientizar sobre alta velocidade e falta de equipamentos de segurança
Instalação urbana alerta motociclistas em Campinas sobre os riscos no trânsito

Para chamar atenção as consequências causadas por comportamentos de riscos de motociclistas, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) vai realizar uma instalação urbana nesta quinta-feira (23), com dez motos envolvidas em acidentes reais. As motoclicletas que ficarão expostas na Praça da Concórdia, no Distrito do Campo Grande, das 9h às 16h, estarão acompanhadas por placas contando as histórias de vítimas fatais.

A instalação urbana busca causar impacto com as motos destruídas em acidentes e chamar atenção dos motociclistas para os riscos de se andar em alta velocidade, não respeitar as leis de trânsito e não utilizar os equipamentos de segurança como o capacete.

A primeira exibição da instalação urbana aconteceu na última quinta-feira (16), no Paço Municipal e contou com a entrega de 120 antenas corta-pipa. Novas edições devem acontecer em outros pontos da cidade como na Estação Cultura, no dia 30 de outubro.

Blitz educativa e distribuição de antenas corta-pipa

Das 10h às 13h, o local contará com uma blitz educativa e distribuição de antenas corta-pipa aos motociclistas feito pela Rota das Bandeiras. Também serão entregues materiais educativos da campanha “3Rs – Respeite, Repense, Reduza”, pela Emdec.

As instalações urbanas são realizadas pela Emdec em parceria com a Rota das Bandeiras, com apoio da Associação Brasileira de Segurança Viária (ABSeV) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP).

Motociclistas são as principais vítimas do trânsito

No ano de 2024, 156 pessoas morreram no trânsito do município, de acordo com o Relatório Anual de Sinistralidade no Trânsito de Campinas, divulgado pela Emdec em setembro. Do total de vítimas fatais, 71 eram motociclistas ou garupas, representando 45,5%. Ou seja, uma morte de um ocupante de moto a cada quatro dias.


Continua após a publicidade

Autor

  • Rayssa de Souza

    Estudante de Jornalismo com previsão de conclusão do curso em 2026. Atualmente, desenvolve iniciação científica na área de comunicação e direitos humanos, com ênfase na violência contra jornalistas brasileiros durante o governo Bolsonaro. Como estagiária no portal, alia o aprendizado acadêmico à prática do jornalismo digital, sempre com olhar atento para temas sociais e de relevância pública.

VEJA TAMBÉM

teleton-2025-2

Recorde! Teleton 2025 supera meta e encerra com R$ 37 milhões arrecadados

marcus-teleton-2025

Desafio Teleton VTV arrecada R$ 200 mil e tem cheque entregue por Marcus Mansur no palco do SBT

marcus-teleton

VTV completa 13 anos de solidariedade no Teleton com entrega de cheque especial por Marcus Mansur

victão-teleton (1)

Apresentador Victor Faccioli leva carisma ao palco do Teleton 2025 em nome da VTV

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.