Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Médicos angolanos participam de programa de capacitação em Campinas

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, como parte de um acordo de cooperação com o Ministério da Saúde da República de Angola. A cerimônia de recepção oficial aconteceu na tarde de segunda-feira (5), na Unicamp.
médicos angolanos

Médicos angolanos desembarcaram em Campinas para um programa de capacitação de cinco meses no SUS (Sistema Único de Saúde) municipal. O grupo com 50 profissionais vai atuar em 25 centros de saúde da cidade, com foco em vivenciar, na prática, o modelo brasileiro de atenção primária à saúde.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, como parte de um acordo de cooperação com o Ministério da Saúde da República de Angola. A cerimônia de recepção oficial aconteceu na tarde de segunda-feira (5), na Unicamp.

Durante o programa, os médicos angolanos — que estão em formação em medicina geral e familiar — acompanharão a rotina das equipes locais, ações comunitárias e estratégias de promoção e prevenção em saúde. Além da prática, o grupo também participa de um módulo teórico sobre o funcionamento do SUS, organizado pela Secretaria de Saúde e pela Unicamp.

Onde será a capacitação?

As unidades básicas de saúde que receberão os médicos angolanos são: Rosália, Santa Bárbara, San Martin, Cássio, San Diego, Nova América, Campo Belo, Oziel, 31 de Março, São Quirino, Conceição, Carlos Gomes, Santa Odila, Sousas, Esmeraldina, São Vicente, Rossin, Lisa, Bassoli, Campina Grande, Santo Antônio, DIC I, DIC VI, São Cristóvão e Tancredão.

Cada centro de saúde terá dois profissionais da própria unidade — entre médicos e enfermeiros — responsáveis por acompanhar os médicos angolanos. Também será utilizada a telepreceptoria, uma modalidade de supervisão remota por telemedicina.

“É gratificante para a Secretaria de Saúde de Campinas contribuir com a formação prática desses médicos angolanos. Esse intercâmbio de experiências também enriquece a bagagem cultural dos nossos profissionais e fortalece o conhecimento por meio do ensino”, destaca Marcelle Regina Silva Benetti, diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (DEPS) da Secretaria, que participou da cerimônia.

O projeto faz parte do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, com apoio dos ministérios da Saúde e da Educação, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e da Unicamp.


Continua após a publicidade

Autor

  • João Dionisio

    Jornalista formado pela Universidade Paulista (Unip), com mais de 10 anos de experiência em rádio, TV e projetos digitais. Atuou como editor-chefe na Thathi Record, onde coordenou equipes e liderou a produção, além de gerir o portal de notícias. Especialista em edição de vídeos, apuração de reportagens e estratégias multimídia, João também já trabalhou em veículos como Correio Popular, Portal Futebol Interior e Rádio Central.

VEJA TAMBÉM

Cartões de cédulas de dinheiro brasileiro de R$ 100 e um calculadora ao lado, imagem que ilustra quanto rende R$ 260 milhões do prêmio da Quina de São João e possibilidades de uso do dinheiro.

Quanto rende R$ 260 milhões? Veja o que dá para fazer com o prêmio da Quina de São João

Encontro de apresentadores em estúdio com a marca Rádio Bandeirantes, ao lado do logotipo “RB Bandeirantes” e microfones, destacando a primeira afiliada na Baixada Santista.

Baixada Santista terá primeira afiliada da Rádio Bandeirantes após 89 anos

Venezuela: Lula oferece ajuda após terremotos e vários países também se mobilizam. Fotos: José Cruz/Agência Brasil / Reprodução/X

Venezuela: Lula oferece ajuda após terremotos e vários países também se mobilizam

Técnico da Holanda em entrevista ou coletiva, em ambiente esportivo, usando credencial e microfone no pescoço, falando confiante sobre enfrentar o Brasil na Copa.

Técnico da Holanda sobre enfrentar o Brasil na Copa: ‘Não temos medo de ninguém’

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.