Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Mulher é presa por aplicar botox e vender medicamentos ilegais em Piracicaba

Operação “Beleza em Risco” identificou comércio irregular de fármacos e uso de materiais sem registro da Anvisa em Piracicaba.
Mulher é presa por aplicar botox e vender medicamentos ilegais em Piracicaba

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta terça-feira (21) a Operação “Beleza em Risco” para investigar práticas ilegais no setor de estética e a comercialização irregular de medicamentos em Piracicaba (SP). A ação, conduzida pela Unidade de Polícia Judiciária (UPJ), resultou na prisão de uma mulher de 42 anos, que atuava sem habilitação e vendia o medicamento Mounjaro (Tirzepatida) — substância de uso controlado, indicada para tratamento de diabetes e controle de peso.

Durante as diligências, os agentes descobriram que a investigada era médica veterinária, mas não possuía registro nem autorização sanitária para exercer atividades na área estética. Segundo a Polícia Civil, em suas redes sociais, ela anunciava serviços como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, bioestimuladores e fios de sustentação (PCL), oferecidos ao público em geral.

Clínica funcionava em bairro de classe média

Com apoio do Instituto Médico Legal de Piracicaba e da Vigilância Sanitária Municipal, a equipe da UPJ cumpriu mandado de busca e apreensão no imóvel que servia de clínica clandestina, localizado em um bairro de classe média próximo à região central. No local, foram apreendidos materiais utilizados em procedimentos estéticos sem registro da Anvisa, insumos de origem estrangeira e instrumentos invasivos sem comprovação de esterilização.

Os policiais encontraram ainda agulhas identificadas com nomes de clientes, o que indica possível reutilização de material, prática considerada de alto risco sanitário. A mulher admitiu informalmente que o espaço funcionava há cerca de um ano, sem CNPJ, alvará ou licença sanitária, atendendo cerca de 20 pessoas por semana, em sua maioria mulheres. Ela confessou também que comercializava e aplicava o Mounjaro em clientes.

Mulher é presa por aplicar botox e vender medicamentos ilegais em Piracicaba

Prisão e autuações

A proprietária recebeu voz de prisão em flagrante pelos crimes de:

  • Exercício ilegal da medicina (art. 282);
  • Contrabando (art. 334‑A);
  • Perigo para a vida ou saúde de outrem (art. 132);
  • Distribuição de substâncias nocivas (art. 278);
  • Exercício ilegal de profissão (art. 47 da Lei de Contravenções Penais).

A Vigilância Sanitária lavrou auto de infração e determinou a interdição total do estabelecimento. A prisão foi ratificada pelo delegado José Donizeti de Melo, responsável pela operação. Após os procedimentos de polícia judiciária, a mulher foi encaminhada à cadeia, onde permanece à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reafirmou o compromisso com o cumprimento das leis e a proteção da saúde pública.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista formado em junho de 2025, atuando desde 2023 com foco em reportagens de profundidade, gestão de projetos, fotografia e pesquisa. Autor de obra sobre temas sociais e políticos, com análise crítica da democracia e da sociedade.

VEJA TAMBÉM

meninas

Leonardo e Poliana curtem tarde de sol ao lado dos netos em Goiânia

parte do teto do shopping piracicaba desabou

Teto do Shopping Piracicaba desaba e assusta quem passa pelo local

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Luana Piovani cita comentários de Narcisa e debocha de Boninho

Luana Piovani cita comentários de Narcisa e debocha de Boninho

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.