Onda Verde na John Boyd Dunlop reduz tempo de percurso dos motoristas. É o que promete a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O mecanismo foi implantado em 28 semáforos no sentido bairro-Centro e em 29 no sentido contrário.
Redução de mais de 10% no tempo de percurso
Onda Verde na John Boyd Dunlop facilita vida dos usuários
De acordo com a Emdec, com a implantação do novo sistema na Avenida John Boyd Dunlop, o tempo de percurso caiu cerca de 13% no sentido Centro-bairro e 11% no caminho inverso. A sincronia dos semáforos funciona de segunda a sábado, das 05h30 às 23h, e aos domingos, das 06h30 às 23h.
Não adianta correr…
Onda verde é calculada com base no limite da via
Para aproveitar os benefícios da Onda Verde na Avenida John Boyd Dunlop, o motorista precisa respeitar o limite de velocidade da vida, que é de 50km/h. Quem ultrapassa esse limite, segundo a Emdec, corre risco de ser multado em um dos radares da avenida e ainda esbarrar em sinais fechados.
Onda Verde: benefícios além do trânsito
Para a Emdec, mecanismo reduz a emissão de gases poluentes
Segundo o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, a onda verde também ajuda o meio ambiente, já que, com menos paradas, há redução na emissão de gases poluentes. “É uma iniciativa que melhora o trânsito e ainda contribui para a qualidade de vida”, afirma o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Continua após a publicidade
Próximo passo: Corredor Ouro Verde
Equipe já está coletando dados da via para implantação da Onda Verde
O projeto da JBD nasceu após pedidos da população sobre o excesso de semáforos. Os testes começaram em dezembro de 2024 e contaram com levantamento de dados, reprogramação remota e ajustes in loco. Agora, o mesmo estudo começa a ser feito no Corredor Ouro Verde. A equipe já coleta dados em dois trechos da avenida das Amoreiras para futura implantação.
Outras avenidas da cidade também contam com sincronia semafórica, como Francisco Glicério, Senador Saraiva, Campos Sales e Barão de Itapura.