A Ponte Preta deseja coroar a excelente campanha na Série C do Campeonato Brasileiro com o título da competição. Para isso, a Macaca enfrenta o Londrina, neste sábado (18), às 17h, pelo primeiro jogo da grande final da Série C, fora de casa.
A segunda partida será realizada no dia 25 de outubro, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Por ter feito a melhor campanha geral, a Ponte decide em casa. Em caso de empate no placar agregado, o título será decidido nos pênaltis.
Histórico entre as equipes
Se depender dos últimos jogos entre as equipes, a final promete ser muito equilibrada. Em 20 partidas disputadas, o retrospecto é praticamente igual: são nove vitórias da Ponte, oito do Londrina e três empates.
Cada equipe já atuou como mandante em 10 jogos no total. Quando o Londrina atuou com o apoio da sua torcida, como será o caso deste sábado, foram cinco vitórias do time paranaense, quatro da Ponte e um empate. Já em Campinas, a Macaca ganhou cinco vezes, contra três do Londrina, além de dois empates.
No encontro mais recente, pela primeira fase da Série C de 2025, a Ponte levou a melhor no Moisés Lucarelli e venceu por 1 a 0. Antes disso, os clubes não haviam se enfrentado em 2024.
Em 2023, quando disputaram juntos a Série B, houve uma vitória para cada lado: 3 a 0 para o Londrina no Estádio do Café e 1 a 0 para a Ponte no Majestoso.

Campanhas
Classificado para a Série B de 2026, a Ponte Preta chega para o confronto após terminar na liderança do seu grupo na segunda fase. A equipe teve quatro vitórias, além de um empate e uma derrota. A última vitória da Macaca contra o Londrina fora de casa foi em 2022.
O Londrina também já garantiu uma vaga na Série B do ano que vem e chega para o duelo após ser líder do grupo na segunda fase. O time paranaense não perdeu nenhum jogo. A última derrota, inclusive, foi para a Ponte Preta na última rodada da primeira fase.
Prováveis escalações
Caso não ocorram imprevistos até o jogo, a escalação da Ponte será a mesma do dérbi 212, com Diogo Silva, Pacheco, Wanderson, Saimon e Artur; Rodrigo Souza, Luiz Felipe e Elvis; Diego Tavares, Toró e Bruno Lopes.
Já o Tubarão deve entrar em campo com: Luiz Daniel; João Vitor, Manzoli, Wallace e Maurício; Alison, Lucas Marques e Cristiano; Vitinho, Quirino e Iago Teles.