Ponto de Cultura oferece aulas gratuitas de capoeira em Americana

O programa tem como objetivo promover a inclusão social e o fortalecimento comunitário
capoeira americana

O Ponto de Cultura Abadá Capoeira Educacional e Cultural de Americana está com inscrições abertas para novas turmas de capoeira nos bairros São Manoel, Jardim Brasil e Monte Verde. A iniciativa foi contemplada pelo edital de chamamento lançado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de estimular projetos continuados e ampliar o acesso da população às atividades culturais.

O projeto “Capoeira Viva: Inclusão e Meio Ambiente” combina esporte, cultura e educação ambiental, oferecendo aulas gratuitas de capoeira e oficinas de agroecologia para crianças, jovens e adultos. As inscrições estão abertas para pessoas de todas as idades e podem ser feitas online por este formulário.

O programa tem como objetivo promover a inclusão social e o fortalecimento comunitário através da capoeira, que é reconhecida como patrimônio cultural brasileiro. As atividades serão realizadas por professores qualificados e coordenadas pelo Mestre Pernilongo. 

Além das aulas, o projeto prevê a realização de oficinas de agroecologia no Sítio do Chicó, com foco em sustentabilidade e preservação ambiental. A primeira oficina está marcada para o dia 19 de abril, às 15h.

“O apoio aos Pontos de Cultura foi viabilizado pela administração Chico Sardelli e segue os princípios da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), uma iniciativa do Governo Federal, estabelecida pela Lei nº 13.018/2014, que busca ampliar o acesso à cultura em uma gestão compartilhada entre o Ministério da Cultura e os municípios”, explicou o secretário de Cultura e Turismo de Americana, Vinicius Ghizini.


Continua após a publicidade

“A capoeira é uma ferramenta de transformação social, e queremos proporcionar essa experiência ao maior número de pessoas possível. Mais do que um esporte, ela carrega valores culturais, disciplina e integração comunitária”, afirmou o coordenador do projeto, Mestre Pernilongo.

Para mais informações os insteressados devem entrar em contato pelo e-mail abadacapoeira.cultural@gmail.com ou pelo WhatsApp (19) 99955-6141.

Mais lidas
mulher é espancada com bebê

Mulher é espancada com bebê no colo e mantida nua para não fugir em Sumaré

Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho jennifer kalenberg unsplash

Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho

marmitaria-suja.jpeg

Dona de marmitaria em condições precárias de higiene é presa

recém-nascido é encontrado morto em hortolândia

Recém-nascido é encontrado em lixeira de Hortolândia

cachorro salvo

Cachorro atropelado é salvo por outros dois cães de rua

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.