A Prefeitura de Campinas anunciou, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Secretaria de Transportes (Setransp), a incorporação de 50 novos ônibus à frota do transporte público coletivo. Trinta desses veículos devem entrar em operação ao longo das próximas semanas. Os demais 20 serão incorporados posteriormente, completando o lote previsto.
O cronograma inicial precisou ser ajustado devido aos procedimentos exigidos para a compra e a locação dos veículos. Após a chegada, cada um dos novos ônibus passa por etapas de revisão, pintura da carroceria e regularização documental antes de começar a circular.
Segundo o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, o reforço nas linhas foi definido com base no monitoramento diário da operação. “A escolha das regiões que vão receber os novos ônibus foi feita a partir da análise de dados da Emdec. A ideia é também estudar a ampliação da frota no BRT”, destacou.
Linhas que serão contempladas com novos ônibus
O primeiro lote, com 30 novos ônibus, será distribuído nas seguintes regiões:
Ouro Verde:
- 114 – Jardim Melina / Corredor Central
- 115 – Adhemar de Barros
- 117 – DIC VI
- 125 – Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi
- Previsão de criação de nova linha semi expressa, partindo da região dos DICs
Nova Europa / Parque Jambeiro / Swiss Park:
- 402 – Parque da Figueira
- 404 – Jardim Maria Rosa
- 429 – Swiss Park II
- 430 – Swiss Park
Dessa primeira leva, 20 novos ônibus serão operados pela VB e 10 pela Onicamp. Outros 20 veículos, também da VB, chegarão no segundo lote, segundo a Prefeitura de Campinas. Todos os ônibus contarão com ar-condicionado e carregadores USB.
Continua após a publicidade
Nova licitação prevê frota 100% moderna
A modernização completa da frota do transporte público está prevista na nova licitação do sistema, que inclui renovação total dos veículos, inclusive os do BRT. A proposta prevê ônibus com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas USB, câmeras de segurança (CFTV), GPS e computador de bordo.
A minuta do edital foi publicada no dia 2 de abril e está disponível para consulta pública até 2 de julho. A população pode acessar o documento e enviar sugestões por meio do site da Prefeitura de Campinas ou diretamente pelo hotsite da Emdec: www.emdec.com.br/novotransporte.
Entre os destaques da nova licitação estão:
- Sustentabilidade, com previsão de 60 ônibus elétricos, que não poluem e operam com baixo ruído;
- Transparência, com o sistema de arrecadação e remuneração sendo gerido pelo Poder Público em parceria com as operadoras;
- Reestruturação do PAI-Serviço, com novos indicadores de desempenho e tecnologias embarcadas nos veículos.