Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Procon Campinas defende o consumidor e explica seus direitos 

Você sabia que pode reclamar no Procon se fizer uma compra e receber produto diferente do adquirido?
procon campinas

Além de ser um dos assuntos mais registrados no Procon Campinas em seus canais de atendimento, o descumprimento de oferta ocorre quando um fornecedor não cumpre com o que foi oferecido ao consumidor.

O descumprimento de oferta inclui diversas situações em que o consumidor pode se sentir prejudicado. Confira algumas delas e veja se você já passou por isso: 


Continua após a publicidade

  • Atraso na entrega;
  • Recebimento de produto diferente do comprado;
  • Produto faltando peças;
  • Cancelamento da compra pelo fornecedor;
  • Ofertar produtos em panfletos e jornais e não dispor do produto no estabelecimento no período de promoção;
  • Oferecer descontos e não cumprir a oferta;

O Código de Defesa do Consumidor estabelece que toda informação ou publicidade veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação, com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor ao seu cumprimento e passa a fazer parte do contrato que vier a ser celebrado.

Isso quer dizer que as informações prestadas ao consumidor, inclusive verbalmente, vinculam o fornecedor, obrigando-o a cumprir o que foi oferecido nas relações de consumo.

Como consumidores, todos temos direitos que estão garantidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Com base no Código, se uma loja descumprir a oferta, você pode:

  • Exigir o cumprimento da oferta;
  • Aceitar um produto ou serviço similar;
  • Cancelar a compra recebendo o dinheiro de volta com correção monetária, mais perdas e danos.

Veja como fazer uma reclamação no Procon Campinas

Você pode registrar a sua reclamação pelo site https://procon.campinas.sp.gov.br/atendimento e nos postos de atendimento presencial (confira os endereços ao final).

Lembre-se de levar os seguintes documentos: 

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Documentos que comprovem a reclamação, como nota fiscal, contrato, recibos, comprovantes de pagamentos, anúncios, pedidos, faturas, extratos e outros. Prints (captura de telas)  de comprovantes de PIX, anúncios e e-mails também podem ser usados; 
  • Dados do fornecedor, em especial nome, endereço e, se possível, o número do CNPJ (pessoa jurídica) ou CPF (profissional autônomo liberal), caso o estabelecimento não esteja na base de dados do Procon Campinas. 

Atendimento do Procon Campinas

Atendimento telefônico: 151 (exclusivo para moradores de Campinas)

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Consumidores que não residem em Campinas: (19) 3734-2000

Reclamação On-line

https://procon.campinas.sp.gov.br/atendimento-consumidor

Unidades de atendimento presencial

Unidade Poupatempo – Campinas Shopping

  • Endereço: rua Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Jardim do Lago
  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e sábado das 7h às 13h
  • É necessário fazer agendamento pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br

Unidade Agiliza Campinas – Barão Geraldo

  • Endereço: rua Luiz Vicentin, 195 – ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo
  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
  • Agendamento pelo site https://cidadao.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 151

Unidade Agiliza Campinas – Sousas

  • Endereço: rua Humaitá, 144 – Distrito de Sousas
  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
  • Agendamento pelo site https://cidadao.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 151

Unidade Agiliza Campinas – Ouro Verde

  • Endereço: avenida Ruy Rodrigues, 3900 – Parque Universitário
  • Local: Shopping Spazio Ouro Verde – 1º andar
  • Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 16h
  • Agendamento pelo site https://cidadao.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 151

Unidade Agiliza Campinas – Campo Grande

  • Endereço: rua Manoel Machado Pereira, 902 – ao lado da Praça da Concórdia
  • Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 16h
  • Agendamento pelo site https://cidadao.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 151

Unidade Agiliza Campinas – Nova Aparecida

  • Endereço: rua João Carlos Amaral, 561a – Jardim Aparecida
  • Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 16h
  • Agendamento pelo site https://cidadao.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 151

Unidade Espaço do Cidadão – Paço Municipal

Plantão Mensal no CIC Vida Nova

Endereço: rua Odete Teresinha Santuci Otaviano, 92 – Conjunto Habitacional Vida Nova

Agendamento pelos telefones (19) 3226-6161 ou (19) 3226-6889.


Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.