Sanasa conquista prêmio por redução de perdas com uso de inteligência artificial no prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, concedido pelo IT Forum, principal ecossistema de tecnologia do Brasil. O ranking, divulgado nesta quarta-feira (30), destaca empresas que se destacam pelo uso inteligente da tecnologia para impulsionar a inovação.
O case premiado foi um projeto que usa inteligência artificial para monitorar e gerenciar as redes de água de Campinas, em parceria com a Amanco-Wavin e a Microsoft – sem custo para a Sanasa. Desde o início da iniciativa, em setembro de 2023 até março de 2025, a tecnologia já ajudou a evitar a perda de 82,2 milhões de litros de água na rede de distribuição da cidade.
“Este prêmio é importante para a Sanasa porque comprova que a empresa está sempre atualizada e que a inovação tecnológica é capaz de gerar impactos positivos para a sociedade”, afirmou o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães Júnior.
Redução de perdas e mais eficiência
Sanasa conquista prêmio por redução de perdas
Com menos perdas nas redes, também é possível retirar menos água do principal rio que abastece Campinas, o Atibaia, contribuindo para a preservação da bacia hidrográfica. Hoje, a cidade registra um índice de perdas na distribuição de apenas 18%, um dos mais baixos do Brasil, enquanto a média nacional está próxima de 40%.
Campinas também foi escolhida para sediar essa primeira parceria global entre Sanasa, Amanco-Wavin e Microsoft, graças à qualidade técnica da empresa e às ações realizadas entre 2021 e 2024, quando foram substituídos 473 quilômetros de redes antigas por novas, feitas com polietileno de alta densidade (PeAD) – um material com durabilidade superior a 50 anos.
Continua após a publicidade
Tecnologia de ponta para detectar vazamentos
O sistema utilizado é o Water Network Management, que opera com uma central ativa 24 horas por dia, todos os dias da semana. O monitoramento é feito com tecnologia desenvolvida pela empresa israelense TaKaDu, especialista em softwares de gestão hídrica.
Com o software instalado nos sensores da rede da Sanasa, é possível acompanhar em tempo real o fluxo da água e outros dados enviados pelos medidores. A combinação dessas informações com inteligência artificial permite identificar rapidamente sinais de vazamentos ou falhas, agilizando a manutenção e evitando desperdícios.
“Os dados coletados mostram a eficácia do sistema na detecção antecipada de anomalias, permitindo intervenções rápidas, precisas e direcionadas. Isso nos permite atuar de forma preventiva e preditiva”, explicou Manuelito.