Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Santa Bárbara recebe selo de MEC por ações em prol da equidade racial na educação

Santa Bárbara foi escolhida por ser uma das cidades a cumprir os requistos, entre eles a adesão à PNEERQ
selo Petrolina Beatriz

Santa Bárbara d’Oeste, foi contemplada por meio da Secretaria de Educação, com o selo Petrolina Beatriz Gonçalves e Silva, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento faz parte da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

O selo do MEC tem como objetivo valorizar as secretarias de Educação que se destacam por implementar políticas, programas e ações voltadas à formação de profissionais da educação para a aplicação da legislação que torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana, indígena e quilombola no currículo escolar.

Santa Bárbara foi escolhida por ser uma das cidades a cumprir os requistos, entre eles a adesão à PNEERQ, participação no Diagnóstico Equidade e o desenvolvimento de diversas ações voltadas à equidade racial na rede municipal de ensino.

Iniciativas que contribuíram para a conquista do selo

Entre as iniciativas que contribuíram para a conquista estão o Projeto Jaê – Educação para Equidade, a produção do Glossário do Letramento Racial, a realização de rodas de leitura com literatura negra, além de formações continuadas, palestras, encontros formativos e a elaboração do Documento de Orientações para casos de racismo e discriminação racial, que está sendo implementado nas escolas do município a partir deste ano.


Continua após a publicidade

De acordo com a secretária de educação, Tânia Mara da Silva, o reconhecimento é fruto de um trabalho contínuo e comprometido com a inclusão e valorização da diversidade.

“Essa honraria reforça a relevância do trabalho que estamos realizando para promover uma educação mais inclusiva e equitativa em Santa Bárbara d’Oeste. O histórico de formação continuada no Ensino das Relações Étnico-Raciais foi um dos fatores determinantes para essa conquista”, afirmou Tânia.

Quem foi Petrolina Beatriz Gonçalves e Silva

O selo homenageia a professora doutora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, referência nacional na luta contra o racismo e na promoção de uma educação inclusiva no Brasil. Nascida em 1942, em Porto Alegre, foi relatora do parecer que regulamenta a Lei 10.639/03 e participou da elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Ao longo de sua trajetória, foi agraciada com importantes títulos, como Doutora Honoris Causa pela UFRGS e Professora Emérita da UFSCar.

Mais lidas
homem-furta-maçanetas

Homem coleciona maçanetas e tenta invadir casas no litoral de SP: ‘assustada’

Bahia Libertadores Rafael Rodrigues EC Bahia

Saiba onde assistir Bahia x Atlético Nacional pela Libertadores

IMG_0140

Com um a menos, Corinthians vence e segue vivo na Sul-Americana

homem-tenta-furtar-ar-condicionado (1)

Homem invade orquidário e tenta furtar peça de ar-condicionado

fernando collor

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.