O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta segunda-feira (13), um alerta laranja para parte do litoral, interior e Região Metropolitana de São Paulo. O aviso é válido até a manhã de terça-feira (14) e indica chuvas intensas, rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
A faixa de atenção abrange desde a altura de Peruíbe até Ubatuba, passando ainda por regiões do Vale do Ribeira e grande parte do interior paulista. O volume de chuva pode variar entre 30 mm e 60 mm por hora, ou até 100 mm em um único dia.

Risco de quedas e descargas
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a evitar abrigos sob árvores e estacionamentos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também recomenda-se, durante as tempestades, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para emergências, a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Formação de cumulonimbus
Segundo o Climatempo, as instabilidades na região Sudeste são intensificadas pela combinação de umidade e calor, o que favorece a formação de nuvens do tipo cumulonimbus — responsáveis por fenômenos como chuvas volumosas, ventanias e granizo.
A previsão indica que o litoral paulista deve registrar temperaturas amenas a partir de terça-feira, com máxima de até 25 °C. Nesta segunda, no entanto, os termômetros podem alcançar os 28 °C em algumas cidades.