Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Atletas encontram baleia-jubarte nadando perto de praia no litoral de São Paulo; VÍDEO

Atletas encontram baleia-jubarte nadando perto de praia no litoral de São Paulo

O avistamento de uma baleia-jubarte adulta, de aproximadamente 10 metros, em Praia Grande, na Baixada Santista, resultou em um encontro emocionante para duas atletas de caiaque que não perderam a chance de ver o animal de perto. “Foi uma experiência única e incrível”.

Giovanna Oliveira, de 25 anos, nadadora e atleta de caiaque, dividiu o momento com a mãe na manhã desta segunda (13), quando estavam na faixa de areia da praia do Canto do Forte e avistaram o animal. “Vimos ela batendo a nadadeira e imaginamos que fosse uma baleia pelo tamanho”, relata a jovem.

O encontro também foi muito aproveitado pela baleia, que se aproximava espontaneamente. “Ela poderia ir para longe, mas escolheu estar ali. Houve uma troca de energia e conexão”, descreve Giovanna sobre o encontro. “Mantemos um distanciamento para a segurança dela e a nossa, mas ela se aproximava da gente”, conta. “As baleias são curiosas”.

Primeiros-socorros em alto mar

Pouco depois de se aproximar, as remadoras acionaram o Instituto Biopesca, que monitora a atividade marinha nas praias do litoral sul do Estado, e receberam orientações dos biólogos marinhos sobre como poderiam verificar a saúde do animal. “Me perguntaram algumas coisas para saberem se ela estava bem. Explicaram que ela só deveria estar um pouco cansada e por isso estava ali [próximo da praia]”.

Pausa para viagem

Animal foi avistado por atletas que não perderam a oportunidade de chegar mais perto – Vídeo @Remoterapia

Procurada pelo VTV News, a Prefeitura de Praia Grande confirmou a participação da Polícia Ambiental na ocorrência e informou, por meio de nota que, “segundo informações dos técnicos, trata-se de uma baleia da espécie Jubarte e está no local em modo de descanso. O objetivo é recuperar as energias para que possa seguir viagem para a Antártica”.

Já o Instituto Biopesca, que trabalhou ativamente para monitorar o animal, concluiu que o animal não estava machucado, porém, que apresentava manchas que poderiam indicar para uma possível doença de pele.


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

‘A Fazenda 17’: quem você quer que fique? Vote na enquete

‘A Fazenda 17’: quem você quer que fique? Vote na enquete

meninas

Leonardo e Poliana curtem tarde de sol ao lado dos netos em Goiânia

parte do teto do shopping piracicaba desabou

Teto do Shopping Piracicaba desaba e assusta quem passa pelo local

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.