O avistamento de uma baleia-jubarte adulta, de aproximadamente 10 metros, em Praia Grande, na Baixada Santista, resultou em um encontro emocionante para duas atletas de caiaque que não perderam a chance de ver o animal de perto. “Foi uma experiência única e incrível”.
Giovanna Oliveira, de 25 anos, nadadora e atleta de caiaque, dividiu o momento com a mãe na manhã desta segunda (13), quando estavam na faixa de areia da praia do Canto do Forte e avistaram o animal. “Vimos ela batendo a nadadeira e imaginamos que fosse uma baleia pelo tamanho”, relata a jovem.
O encontro também foi muito aproveitado pela baleia, que se aproximava espontaneamente. “Ela poderia ir para longe, mas escolheu estar ali. Houve uma troca de energia e conexão”, descreve Giovanna sobre o encontro. “Mantemos um distanciamento para a segurança dela e a nossa, mas ela se aproximava da gente”, conta. “As baleias são curiosas”.
Primeiros-socorros em alto mar
Pouco depois de se aproximar, as remadoras acionaram o Instituto Biopesca, que monitora a atividade marinha nas praias do litoral sul do Estado, e receberam orientações dos biólogos marinhos sobre como poderiam verificar a saúde do animal. “Me perguntaram algumas coisas para saberem se ela estava bem. Explicaram que ela só deveria estar um pouco cansada e por isso estava ali [próximo da praia]”.
Pausa para viagem
Procurada pelo VTV News, a Prefeitura de Praia Grande confirmou a participação da Polícia Ambiental na ocorrência e informou, por meio de nota que, “segundo informações dos técnicos, trata-se de uma baleia da espécie Jubarte e está no local em modo de descanso. O objetivo é recuperar as energias para que possa seguir viagem para a Antártica”.
Já o Instituto Biopesca, que trabalhou ativamente para monitorar o animal, concluiu que o animal não estava machucado, porém, que apresentava manchas que poderiam indicar para uma possível doença de pele.