A Meituan, maior plataforma de delivery da China, oficializou sua entrada no Brasil com um investimento de R$ 5,6 bilhões previsto pela empresa para os próximos cinco anos. A operação será liderada pela Keeta, marca internacional da companhia, que já atua em mercados como Hong Kong e Arábia Saudita. A expectativa é que o novo aplicativo de entregas comece a operar no Brasil ainda este ano.
Avaliada em mais de R$ 600 bilhões na Bolsa de Hong Kong, a Meituan pretende conquistar espaço em um cenário atualmente dominado pelo iFood, responsável por cerca de 80% do setor de entregas no país, segundo dados da Abrasel.
Plano de expansão e foco em inovação
A líder chinesa já instalou um escritório na Vila Olímpia, em São Paulo, e abriu mais de 100 vagas de emprego. As contratações para as equipes do serviço de delivery serão realizadas pela empresa da China durante a Feira de Recrutamento de Empresas Chinesas, dia 31 de maio, em São Paulo. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de maio, no site.
Apesar de ser uma concorrência as empresas de delivery já existentes no País, a entrada da Meituan fortalece o setor de entrega de alimentos e, também, os laços econômicos entre Brasil e China, anunciados durante evento em Pequim com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Entre os diferenciais da empresa, estão taxas mais competitivas para restaurantes, promoções agressivas para consumidores e o possível uso de drones para entregas. A operação no Brasil ainda enfrenta incertezas, como a regulamentação de novas tecnologias, adaptação às leis tributárias locais e a fidelização de clientes.