Beneficiários do INSS devem ficar atentos, pois o instituto convocou quatro milhões de aposentados e pensionistas para realizar a Prova de Vida. Quem foi notificado deve realizar o processo de comprovação dentro do prazo de 30 dias para não ter o pagamento bloqueado temporariamente.
A medida faz parte da política de modernização da Previdência, buscando reduzir o número de fraudes e facilitar o controle da vida funcional dos beneficiários. Apesar do sistema automático estar funcionando, muitas pessoas precisarão fazer o procedimento presencial ou digital para continuar com o benefício ativo.
Como saber se você foi notificado
Como a notificação foi enviada pelo extrato do banco responsável pelos pagamentos do INSS, basta acessar o aplicativo Meu INSS e consultar o extrato bancário ou ligar na Central 135. Apenas aqueles que receberam a mensagem devem realizar a Prova de Vida. A maioria dos aposentados e pensionistas já está regularizado.
Como regularizar
O Instituto Nacional do Seguro Social oferece três formas para realizar a Prova de Vida:
- Meu INSS: basta fazer login e seguir as orientações para o reconhecimento facial;
- Banco pagador: em algumas instituições, pode ser feito pelo aplicativo ou site;
- Presencialmente: comparecer a uma agência bancária com docmento oficial com foto.
Alerta de golpe
O INSS alerta para golpes e informa que a Previdência não liga, não envia mensagens e não pede Pix para realizar a Prova de Vida.