Foto: Ricardo Stuckert/PR
Segundo boletim médico publicado pelo Hospital Sírio-Libanês no final da tarde desta quarta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai passar por procedimento cirúrgico na manhã desta quinta-feira (12).
Internado desde o dia 9 de dezembro e recém operado de uma craniotomia, Lula será submetido a um procedimento endovascular para embolização da artéria meníngea média, amanhã às 10h. Ele já teve uma hemorragia intracraniana detectada.
No boletim divulgado pelo hospital e nas redes sociais do presidente, revelam que Lula passou o dia bem e sem intercorrências, realizando fisioterapia, caminhando e com amigos e familiares ao longo do dia.
O presidente segue sob o acompanhamento da equipe médica e sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.
Entenda a nova cirurgia do Lula: O que é uma cirurgia endovascular
A cirurgia endovascular é uma subespecialidade da cirurgia vascular, usada para o tratamento de doenças circulatórias, utilizando de catéteres e guias manipulados a distância e monitorados por telas.
Normalmente feito através do cateterismo na punção dos vasos ou necessitando de pequenas incisões cirúrgicas, preferencialmente na virilha ou em um membro superior.
Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o principal objetivo da cirurgia endovascular é minimizar a agressividade do procedimento, evitando grandes incisões e cicatrizes, minimizando o tempo de intervensão, de internação e reduzindo custos hospitalares.