Mais de 488 mil aposentados e pensionistas já procuraram presencialmente uma agência dos Correios para contestar descontos não autorizados em seus benefícios. O número representa mais de 10% do total de atendimentos realizados desde que o serviço foi iniciado, no dia 30 de maio, com foco em quem tem dificuldade de acessar internet ou o aplicativo Meu INSS.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, o atendimento tem sido mais próximo e eficaz.
“É um atendimento humanizado, olho no olho, presencial, um atendimento em que a pessoa se sente segura”, afirmou nesta sexta-feira (13).
A partir da próxima segunda-feira (16), os beneficiários que registraram contestação há mais de 15 dias úteis poderão retornar às agências dos Correios para consultar as respostas das instituições envolvidas.
Fraude pode passar de R$ 2 bilhões
Até o momento, foram registradas 3,1 milhões de contestações em todo o país — seja de forma online ou presencial — indicando que os segurados não autorizaram os descontos feitos por associações ou sindicatos.
A Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal estimam que o número total de vítimas pode chegar a 4,1 milhões. O INSS calcula um prejuízo de até R$ 2,12 bilhões, já corrigido, caso todas as contestações sejam procedentes.

“Verificamos que grande parte das fraudes são de instituições fantasmas criadas em 2020 ou 2021. Elas operaram por cerca de dois anos e cobravam valores abaixo da média, talvez para não chamar atenção”, explicou Waller.
Ainda segundo o presidente do INSS, 512 mil respostas já foram encaminhadas pelas entidades, que dizem ter autorização formal dos aposentados. Outras 100 mil estão sendo discutidas na Justiça. Os demais casos seguem em análise.
O governo já conseguiu bloquear R$ 2,8 bilhões em bens dos fraudadores para garantir o ressarcimento às vítimas.
Atendimento fácil e gratuito
O atendimento presencial é gratuito. Basta apresentar um documento oficial com foto. Quem não puder comparecer, pode nomear um representante legal por meio de procuração autenticada.
Nas agências, os atendentes informam se há desconto irregular e, se confirmado, já realizam a contestação no sistema. Após 15 dias úteis, o beneficiário pode retornar para verificar a resposta.
O superintendente dos Correios em São Paulo, Vinícius Moreno, reforça:
“Esse atendimento é muito fácil e ágil. Depois de 15 dias úteis, o segurado pode voltar para saber qual foi a resposta da instituição sobre o desconto”.
Cuidado com golpes
Os Correios alertam que nenhum funcionário do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até sua casa para prestar esse serviço. O atendimento ocorre exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS, site do INSS, telefone 135 ou presencialmente nas agências dos Correios.