fbpx
Search
Close this search box.

Rede VOA diz que pista estava molhada e Cenipa vai investigar queda de avião em Ubatuba

Empresa responsável pelo aeroporto afirma que condições eram degradadas

Foto: Francisco Trevisan/ Divulgação

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da Força Aérea Brasileira (FAB) vai investigar as causas da queda do avião em Ubatuba, no litoral de São Paulo, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (9).

O piloto da aeronave ficou preso nas ferragens e morreu, segundo a Prefeitura de Ubatuba. Segundo informações da Santa Casa, às 11h52, há cinco vítimas no hospital, sendo um adulto em estado grave, dois adultos e duas crianças.

A aeronave tem a matrícula PR-GFS e os proprietários são: Nelvo Fries e Maria Gertrudes Fries.

“Pista estava molhada”, diz empresa responsável pelo aeroporto sobre avião que caiu em Ubatuba

Segundo a Rede VOA, empresa responsável pelo aeroporto de Ubatuba, o avião de pequeno porte é do modelo Cessna Citation 525 CJ1 e saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco pessoas e tentou pousar em Ubatuba.

“As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada.Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida”, informou a Rede VOA.

O que o Cenipa vai investigar na queda do avião em Ubatuba

Na ação inicial do Cenipa são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

“Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel Sipaer, por meio do site do Cenipa. O Cenipa destaca ainda que é por meio da emissão e publicação do Relatório Final que se pronuncia sobre os resultados de suas investigações, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA)”, informou a FAB.

A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

Sobre o Cenipa e Painel Sipaer

O Cenipa tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. Desenvolvido pelo Cenopa, o Painel Sipaer é uma plataforma online, atualizada diariamente, que oferece acesso a dados sobre as ocorrências na aviação civil brasileira.

Apresenta, ainda, informações em gráficos e tabelas que podem ser modificadas pelos usuários conforme os filtros de pesquisa aplicados. Além disso, possibilita a visualização dos históricos das ocorrências aeronáuticas dos últimos dez anos por meio do menu “Panorama” e consultas às Recomendações de Segurança já emitidas pelo Centro.

Os usuários também podem acompanhar o andamento de uma investigação ao digitar a matrícula da aeronave, a data ou o Estado em “Ocorrências”. Para essas e outras informações, visite o Painel Sipaer por meio do site do Cenipa ou clique neste link.

Autor

Mais lidas

Jovem morre ao gravar vídeo em cima de moto em Americana

Colisão entre carro e carreta mata motorista e interdita Dom Pedro

Motociclista morre após bater contra árvore em Campinas

Bombeiro de folga salva bebê engasgado com a própria saliva em Praia Grande; Vídeo

Mítico, do podpah, tem vídeo íntimo vazado na internet

VEJA TAMBÉM