Rede VOA diz que pista estava molhada e Cenipa vai investigar queda de avião em Ubatuba

Empresa responsável pelo aeroporto afirma que condições eram degradadas
aviao cai ubatuba

Foto: Francisco Trevisan/ Divulgação

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da Força Aérea Brasileira (FAB) vai investigar as causas da queda do avião em Ubatuba, no litoral de São Paulo, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (9).

O piloto da aeronave ficou preso nas ferragens e morreu, segundo a Prefeitura de Ubatuba. Segundo informações da Santa Casa, às 11h52, há cinco vítimas no hospital, sendo um adulto em estado grave, dois adultos e duas crianças.

A aeronave tem a matrícula PR-GFS e os proprietários são: Nelvo Fries e Maria Gertrudes Fries.

“Pista estava molhada”, diz empresa responsável pelo aeroporto sobre avião que caiu em Ubatuba

Segundo a Rede VOA, empresa responsável pelo aeroporto de Ubatuba, o avião de pequeno porte é do modelo Cessna Citation 525 CJ1 e saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco pessoas e tentou pousar em Ubatuba.

“As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada.Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida”, informou a Rede VOA.

O que o Cenipa vai investigar na queda do avião em Ubatuba

Na ação inicial do Cenipa são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.


Continua após a publicidade

“Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel Sipaer, por meio do site do Cenipa. O Cenipa destaca ainda que é por meio da emissão e publicação do Relatório Final que se pronuncia sobre os resultados de suas investigações, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA)”, informou a FAB.

A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

Sobre o Cenipa e Painel Sipaer

O Cenipa tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. Desenvolvido pelo Cenopa, o Painel Sipaer é uma plataforma online, atualizada diariamente, que oferece acesso a dados sobre as ocorrências na aviação civil brasileira.

Apresenta, ainda, informações em gráficos e tabelas que podem ser modificadas pelos usuários conforme os filtros de pesquisa aplicados. Além disso, possibilita a visualização dos históricos das ocorrências aeronáuticas dos últimos dez anos por meio do menu “Panorama” e consultas às Recomendações de Segurança já emitidas pelo Centro.

Os usuários também podem acompanhar o andamento de uma investigação ao digitar a matrícula da aeronave, a data ou o Estado em “Ocorrências”. Para essas e outras informações, visite o Painel Sipaer por meio do site do Cenipa ou clique neste link.

Autor

Mais lidas
Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho jennifer kalenberg unsplash

Confira mensagens para enviar neste Dia do Filho

marmitaria-suja.jpeg

Dona de marmitaria em condições precárias de higiene é presa

recém-nascido é encontrado morto em hortolândia

Recém-nascido é encontrado em lixeira de Hortolândia

cachorro salvo

Cachorro atropelado é salvo por outros dois cães de rua

casal encontrado morto em chácara

Casal é encontrado morto em caminhonete com as mãos amarradas

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.