Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Setor aquaviário bate recorde em 2024

Movimentação ultrapassa 1,32 bilhão de toneladas, mas gargalos logísticos preocupam o setor
VTV News

O setor aquaviário brasileiro registrou um recorde histórico em 2024, com 1,32 bilhão de toneladas movimentadas. Os dados são do anuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), elaborado pela Superintendência de ESG e Inovação (SESGI). O crescimento foi de 1,2% em relação ao ano anterior, e o número de atracações chegou a 82 mil operações, um aumento de 7,6%.

A cabotagem, que permite o transporte de cargas entre portos dentro do país, também se destacou, registrando um avanço de 23,6% em 2024. Segundo Mário Povia, presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), esse crescimento reflete uma recuperação do setor após desafios enfrentados nos últimos anos.

“Nós nunca chegamos a essa movimentação. E com ênfase na cabotagem, importante citar números fortes, sobretudo de contêineres, que são cargas com maior valor agregado. Crescemos acima de 20% na cabotagem e no longo curso, tanto na exportação quanto na importação.” – afirmou Povia.

Infraestrutura ainda é desafio

Apesar dos bons números, um dos principais desafios para o setor continua sendo a logística de chegada e saída dos portos. A falta de investimentos em infraestrutura rodoviária, ferroviária e hidroviária impacta diretamente a eficiência do escoamento da produção.

“Uma preocupação muito grande ainda com a questão dos acessos. É importante que os nossos portos sejam dragados para receber navios maiores, que permitam um nível de consignação maior, utilizando-se de menos atracações. Isso é produtividade. Mas também precisamos melhorar os acessos terrestres, potencializar ferrovias e balancear melhor a matriz de transporte.” – destacou o presidente do IBI.

Em Brasília, a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e o Instituto Brasileiro de Infraestrutura têm atuado para acelerar a modernização do setor. A iniciativa busca viabilizar novos projetos de infraestrutura e promover medidas que garantam mais eficiência ao transporte de cargas.

“O IBI e a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos do Congresso Nacional estão alinhados nessa busca. Primeiro, por provisão de infraestrutura, fundamental que a gente coloque à disposição novas áreas, leilões, contratos, mas também inovação e produtividade para o setor.” – ressaltou Povia.


Continua após a publicidade

Mário Povia, diretor-presidente IBI, aponta que portos devem ter capacidade para receberem navios maiores – Reprodução: VTV SBT

Medidas para desburocratizar o setor

Entre as iniciativas para impulsionar o setor, está o programa “Naveg Simples”, que busca desburocratizar processos e acelerar investimentos. A expectativa é que medidas como essa ajudem a aumentar ainda mais a movimentação de cargas nos próximos anos.

“A gente tem trabalhado no Naveg Simples, buscando um apoio na legislação nova na Ceportos, mas principalmente para viabilizar investimentos num curto espaço de tempo, dando respostas rápidas à provisão de infraestrutura.” – explicou o presidente do IBI.

Perspectivas para 2025

A previsão para 2025 é de novo crescimento na movimentação portuária. Segundo a ANTAQ, a expectativa é de 1,1% de aumento em relação ao volume recorde deste ano.

O setor aquaviário segue como um dos pilares logísticos do país, e a modernização dos portos, a melhoria no transporte de cargas e a eficiência nos acessos são desafios fundamentais para garantir a competitividade do Brasil no comércio internacional.

Autor

  • Maycon Leão

    Correspondente da VTV em Brasília. Direto da capital federal, atualiza os bastidores da politica e as movimentações que afetam nossa região.

Mais lidas
MEI Simples Nacional Marcello Casal Jr Agência Brasil

Campinas e Santos lideram números de criação de MEIs em 12 meses em SP

homem-furta-maçanetas

Homem coleciona maçanetas e tenta invadir casas no litoral de SP: ‘assustada’

IMG_0140

Com um a menos, Corinthians vence e segue vivo na Sul-Americana

homem-tenta-furtar-ar-condicionado (1)

Homem invade orquidário e tenta furtar peça de ar-condicionado

fernando collor

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.