Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Uma em cada 20 mulheres poderá ser diagnosticada com câncer de mama até 2050

Ginecologista destaca a importância da prevenção e realização dos exames de rotina
mamografia exame de mama cancer mamografia ASCOM HRT

O câncer de mama é o diagnóstico oncológico mais comum entre o público feminino no Brasil e no mundo. Uma em cada 20 mulheres será diagnosticada com a doença ao longo da vida, aponta estudo recente publicado na revista científica Nature Medicine.

A pesquisa também projetou  que, até 2025, o número de novos casos chegará a 3,2 milhões por ano, com 1,1 milhão de mortes relacionadas à doença no mundo. Outro dado que chama a atenção, é do Painel Oncologia Brasil, indicando que mais de 108 mil mulheres com idade inferior a 50 anos foram diagnosticadas com a doença entre 2018 e 2023.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que tem por objetivo conscientizar sobre o controle do câncer de mama e promover campanhas de prevenção para facilitar o acesso aos serviços de diagnósticos e tratamento, reduzindo a mortalidade.

Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou alterações nas diretrizes no combate ao câncer de mama no Brasil. A partir de agora, mulheres entre 40 e 49 anos poderão realizar o exame de mamografia pelo SUS, por indicação médica ou vontade própria, mesmo sem apresentar sintomas da doença. A nova medida tem o objetivo de ampliar a prevenção entre a faixa-etária que, segundo o Ministério, representa 23% dos casos da doença.

A ginecologista Dra. Fernanda Nassar explica que a prevenção é a melhor maneira de combater o câncer de mama.

“Os exames de rotina são essenciais para a prevenção da doença, como a ultrassonografia das mamas, o exame clínico e a mamografia. Outro ponto importante é a observação dos sintomas como o surgimento de nódulos nas mamas, alterações nos mamilos e dores e desconfortos na região. Uma orientação importante é o autoexame, realizado de maneira simples durante o banho onde a mulher ergue um dos braços e com a outra mão, dedilha a extensão da mama, identificando eventuais alterações na região”, conclui  a médica.


Continua após a publicidade

Autor

  • Redação VTV

    Composta por jornalistas e editores especializados em apuração, produção e checagem de notícias regionais, nacionais e internacionais. As matérias publicadas neste perfil são fruto do trabalho conjunto da equipe, garantindo informação precisa, imparcialidade e compromisso com o leitor.

VEJA TAMBÉM

meninas

Leonardo e Poliana curtem tarde de sol ao lado dos netos em Goiânia

parte do teto do shopping piracicaba desabou

Teto do Shopping Piracicaba desaba e assusta quem passa pelo local

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Homem diz que matou corretor em Praia Grande por medo de ter caso descoberto pela esposa

Luana Piovani cita comentários de Narcisa e debocha de Boninho

Luana Piovani cita comentários de Narcisa e debocha de Boninho

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.