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Avião que caiu e explodiu em praia de Ubatuba pertencia a fazendeiro de Goiás

A identidade das vítimas, no entanto, ainda não foi divulgada
Imagem: Praia Grande Mil Grau

Imagem: Praia Grande Mil Grau

O avião de pequeno porte que ultrapassou a pista de pouso e explodiu no mar em Ubatuba, na manhã desta quinta-feira (9), pertence à família do produtor rural Nelvo Fries, segundo a Rede Voa, administradora do aeroporto. Cinco pessoas – não identificadas – estavam a bordo, sendo três adultos e duas crianças.

De acordo com o consórcio aéreo, o avião decolou do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, cidade situada a 427 quilômetros de Goiânia. A aeronave seguiu seu trajeto e, segundo plataformas de rastreamento de voos, o sinal começou a ser captado apenas na região da divisa entre Goiás e Minas Gerais, já em altitude.

De acordo com dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave, modelo 525 e prefixo PR-GFS, tem uma participação significativa de membros da família Fries, incluindo Nelvo Fries (33,3%), Celso Fries (33,3%) e Maria Gertrudes Fries (16,6%).

Quem é Nelvo Freis, proprietário do avião de pequeno porte que caiu em Ubatuba?

Nelvo Fries, de 71 anos, é um renomado produtor rural de Mineiros (GO), com patrimônio avaliado em R$ 423 milhões. Ele se destaca no cultivo de grãos, e foi alvo da Operação Grãos de Ouro, que investigou fraude fiscal. A Justiça determinou o desbloqueio de grande parte de seus bens após comprovação de regularidade.

Além de ser conhecido no setor agropecuário, Fries possui propriedades de grande valor, como a Fazenda São Lucas, em Mato Grosso do Sul, avaliada em mais de R$ 51 milhões. Apesar das acusações, ele continuou sua trajetória no agronegócio, mantendo posição de destaque na economia rural brasileira.

Avião de pequeno porte cai em praia de Ubatuba; relembre o acidente

A Rede Voa informou que o avião tentou pousar em Ubatuba, mas que “as condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”. Nestas condições, a aeronave ultrapassou a pista do aeroporto da cidade e explodiu na orla da Praia do Cruzeiro, nas proximidades da pista de skate.

A aeronave, que se deslocava em alta velocidade, também atingiu uma mulher e uma criança antes de parar na faixa de areia – ambas estão com vida. No total, oito vítimas foram registradas, incluindo cinco pessoas a bordo (três adultos e duas crianças) e três pessoas que passavam na pista de skate no momento do acidente.

De acordo com a Prefeitura de Ubatuba, o piloto morreu por volta das 11h23. Segundo informações da Santa Casa, às 11h52, há cinco vítimas no hospital, sendo um adulto em estado grave e uma criança sob monitoramento, potencialmente grave. Um dos internados na unidade não estava na aeronave.

Resgate

O piloto foi encontrado preso entre as ferragens, e a vítima adicional foi socorrida na praça próxima ao acidente. No total, cinco viaturas e 12 bombeiros participam da operação de resgate.

As equipes de resgate, incluindo Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM), chegaram ao local para isolar a área e prestar os primeiros socorros.

Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) também foram enviados ao local para conduzir a ação inicial da ocorrência.

Trânsito

A administração municipal informou que o trânsito no local do acidente sofreu alterações. Motoristas que passam no início da Avenida Iperoig devem ficar atentos aos desvios. Ela está totalmente interditada e há agentes de trânsito no local orientando o tráfego.

A recomendação para quem vem pela Avenida Guarani, sentido centro, é acessar a Rua Taubaté e, posteriormente, a Avenida Rio Grande do Sul.

Para o caminho inverso, a alternativa é fazer o trajeto contrário, também pela Rio Grande do Sul, ou acessar o Itaguá pela BR 101, que dá acesso aos bairros da região centro-sul.

O avião

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião, com matrícula PR-GFS, estava com operação negada para táxi aéreo, mas em situação de aeronavegabilidade normal.

A aeronave envolvida, um Cessna 525, modelo fabricado em 2008, tinha capacidade para sete passageiros.

Avião não tinha autorização para realizar táxi aéreo – Imagens aéreas: Francisco Trevisan

Cenipa vai investigar queda de avião em Ubatuba

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), vai investigar as causas da queda do avião em Ubatuba.

Na ação, são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

“Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel Sipaer, por meio do site do Cenipa. O Cenipa destaca ainda que é por meio da emissão e publicação do Relatório Final que se pronuncia sobre os resultados de suas investigações, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA)”, informou a FAB.

A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.

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