Campinas faz campanha para acabar com assédio no transporte público

mulher ponto de onibus

Nesta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) dá início a uma extensa mobilização, que inclui ações dentro e fora da empresa, com perfil solidário, de saúde e conscientização sobre questões relacionadas às mulheres. O objetivo é promover o diálogo e a informação, com diversos parceiros, permitindo ampliar a voz feminina e fortalecer os seus direitos.

Ações internas iniciam agenda

A programação tem o seu pontapé inicial na data comemorativa, quando as colaboradoras, terceirizadas, estagiárias e patrulheiras da empresa participarão de evento para que possam se conectar com a cidade, outras mulheres e consigo. Em um passeio de ônibus organizado em duas turmas, com veículos cedidos pela VB Transportes e a Campibus, elas terão apresentações sobre iniciativas que beneficiam as mulheres na mobilidade de Campinas, como o “Botão de Emergência na Luta Contra o Assédio”, o “Bela”, que está disponível no aplicativo “Emdec”. A ferramenta foi criada para que vítimas ou pessoas que presenciem situações de assédio no ônibus enviem denúncias, permitindo que a Guarda Municipal aborde o veículo.

O passeio também inclui o “Abrigo Amigo”, que promove companhia remota a quem aguarda o ônibus no período noturno, por meio de painel interativo, com atendimento. A iniciativa, que tem como público-alvo principal mulheres e pessoas vulneráveis, é da empresa Eletromidia, desenvolvida em conjunto com a agência AlmapBBDO, envolvendo a Prefeitura de Campinas, a Emdec e a Secretaria de Transportes (Setransp). Depois, as colaboradoras realizarão ginástica laboral em meio à natureza, no Bosque dos Jequitibás, e retornarão à Sede da Emdec, para café entre colegas de trabalho.

Pauta inclui dignidade menstrual e exames de saúde da mulher

Ao longo do mês, as mulheres que compõem o público interno também terão a oportunidade de participar de duas ações realizadas com o apoio do Hospital de Amor: uma palestra sobre “Autoconhecimento e autoliderança feminina – hábitos e comportamentos de sucesso”, no dia 14 de março, e a realização de exames de Papanicolau e de mamografia, sendo estes também estendidos a familiares (mãe, filha, irmã, tia). Em caso de necessidade, a instituição dará encaminhamento para exames complementares ou tratamento.

Enaltecendo a ocupação de diversos espaços pelas mulheres e tendo como exemplo as agentes da mobilidade urbana, um painel será grafitado pelos artistas Cabelin (Hélio Domingues da Luz) e Kranium (Leandro Ferreira dos Santos), na sede da Emdec, nos dias 9 e 10 de março. Para a ilustração, que também celebra os 30 anos da Emdec, Cabelin se inspirou na agente da mobilidade urbana Edna Aparecida dos Santos, que atua em ações educativas.

Em março, a empresa também difundirá, em seus meios internos de comunicação, informações sobre o grupo de apoio Mulheres que Amam Demais Anônimas (MADA), bem como outros serviços de apoio e proteção disponíveis em Campinas.


Continua após a publicidade

E uma ação solidária voltada à dignidade menstrual convida todos os funcionários a participarem de arrecadação de absorventes higiênicos e lenços umedecidos até o dia 29. Os itens serão doados para pessoas atendidas pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher em Campinas (Ceamo).

Combate ao assédio no ônibus e reforço a paradas fora do ponto à noite

Assim como na ação solidária, nem todas as iniciativas envolvem exclusivamente as mulheres, mas buscam a conscientização e engajamento da sociedade em prol dos direitos femininos. Outro exemplo é um material criado pela Emdec para os motoristas de ônibus, que será distribuído às empresas que operam o transporte público. O folheto reforçará informações sobre o funcionamento do “Botão de Emergência na Luta Contra o Assédio”, o “Bela”; e a “Lei da Parada Segura” (nº 8.310, de 17 de março de 1995), que permite a parada fora dos pontos de ônibus após as 22h, por questões de segurança.

O reforço do “Bela” como ferramenta de combate ao assédio no transporte também será feito no Terminal Central, em ação nos dias 19, 20, 26 e 27 de março. A iniciativa envolverá as equipes das Divisões de Desenvolvimento Institucional e de Educação da Emdec, que abordarão usuárias do transporte público para apresentar e explicar como funciona o “Bela”.

O botão de emergência também será difundido em 1 mil adesivos, que serão afixados nos ônibus, em parceria da Emdec com a Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano e Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (Setcamp). A ação visa ampliar o conhecimento de todos os usuários do transporte público sobre a ferramenta, já que a denúncia pode ser feita por vítimas ou testemunhas de casos de assédio.

E em suas redes sociais, a Emdec produzirá homenagem às mulheres e, também, conteúdos de conscientização e divulgação de iniciativas e direitos das mulheres na mobilidade urbana de Campinas.

Mais lidas
professor abuso.png

Professor é preso suspeito de abusar de adolescente em banheiro público

Dorival Júnior foi demitido do cargo de técnico da Seleção Brasileira rafael ribeiro cbf

Dorival é demitido da Seleção Brasileira e CBF pagará multa milionária

WhatsApp Image 2025-03-30 at 16.13.25

Mulher com licenciamento vencido foge de blitz e bate carro em poste

WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.58.31

Usuário de drogas, neto mata avó com golpes de marreta

grávida ameaça médico

Grávida ameaça bater em médico após ele negar atestado

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.