A Prefeitura de Cubatão realiza, no dia 22 de janeiro, a Conferência Municipal de Meio Ambiente. O evento, que começa às 18h no Bloco Cultural, na Praça dos Emancipadores, no Centro, tem como objetivo discutir propostas para promover justiça social e resiliência climática no município.
O tema da Conferência será “Cubatão do amanhã: Justiça Social como pilar da resiliência climática”. A iniciativa segue diretrizes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, convocada pelo Ministério do Meio Ambiente.
Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), busca ampla participação de representantes da sociedade civil e do poder público. O chamamento foi publicado no Diário Oficial Eletrônico de 26 de dezembro.
Entenda a conferência
De acordo com a Prefeitura, grupos temáticos discutirão cinco eixos e apresentarão propostas para inclusão nos Planos Municipais, e devem garantir paridade de gênero e raça, com pelo menos metade composta por mulheres e/ou pessoas negras.
A plenária final aprovará as propostas debatidas nos grupos e elegerá os delegados para a etapa estadual. Serão escolhidos seis delegados titulares e seis suplentes, com representantes do setor público, sociedade civil e setor privado. A composição seguirá normas do regulamento estadual.
As propostas aprovadas em Cubatão seguirão para a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. O evento estadual será parte de um esforço nacional para promover resiliência climática e justiça social – temas importantes para o futuro sustentável das cidades brasileiras.
Conferência de Meio Ambiente em Cubatão; saiba como participar
Pessoas com 16 anos ou mais podem se inscrever pelo link https://doity.com.br/conferencia-de-meio-ambiente-de-cubato-2025. O credenciamento ocorre no dia do evento, no mesmo local, entre às 18h e às 19h.
Os participantes podem escolher entre três categorias:
- Participantes com direito a voz e voto
- Convidados com direito a voz
- Observadores sem direito a voz e voto.
Delegados interessados devem informar essa intenção durante o credenciamento.
É necessário preencher a ficha de inscrição, comprovar residência em Cubatão por pelo menos dois anos e permanecer até a eleição dos delegados. Além disso, um documento oficial com foto também é obrigatório.