Os mais de 300 mil alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio em escolas da rede estadual paulista têm até esta sexta-feira (6) para confirmar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Embora o cadastro tenha sido realizado automaticamente, a confirmação é obrigatória no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A obrigatoriedade se estende também aos estudantes concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio. As provas estão agendadas para os dias 9 e 16 de novembro.
Além da confirmação da inscrição, os alunos que desejarem atendimento pelo nome social devem registrá-lo até sexta-feira. O mesmo prazo vale para estudantes com deficiência que necessitem de recursos de acessibilidade durante a aplicação das provas. Ambos os procedimentos são realizados por meio da plataforma oficial do Inep.
Outro passo necessário é a escolha da língua estrangeira que será cobrada na prova: inglês ou espanhol. A definição deve ser feita no ato da confirmação da inscrição.
Atuação da rede estadual e orientação pedagógica
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria Pedagógica (Coped), tem promovido orientações às equipes escolares para garantir que nenhum aluno deixe de concluir o processo. Lives pedagógicas e ferramentas de gestão estão sendo utilizadas para alinhar estratégias e reforçar o papel das escolas nesse acompanhamento.
Cada unidade tem autonomia para monitorar individualmente os estudantes concluintes e garantir que todos acessem o sistema e finalizem a confirmação dentro do prazo.
Apesar do cadastro antecipado representar um avanço na política de inclusão ao Enem, o processo só é efetivado com a confirmação no site do Inep. O não cumprimento dessa etapa pode resultar na exclusão do aluno da edição deste ano, o que comprometeria seu acesso a políticas públicas de ingresso ao ensino superior.
A Seduc-SP reforça que, embora a medida seja automatizada, a responsabilidade pela confirmação permanece com o estudante.
Datas das provas e exceções
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o território nacional, com exceção dos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba. Nessas localidades, por conta da realização da COP 30, o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
O resultado dos pedidos de isenção foi divulgado na última quinta-feira (22). No entanto, alunos do terceiro ano da rede pública têm isenção automática, mesmo sem solicitação prévia.
Também não será gerado boleto bancário para participantes que pretendem utilizar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência e estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
As informações oficiais estão disponíveis na Página do Participante.
Cronograma Enem 2025
- Inscrição ENEM 2026: 26 de maio a 6 de junho
- Pagamento da taxa de inscrição: 26 de maio a 11 de junho
- Tratamento pelo nome social e atendimento especializado: 26 de maio a 6 de junho (solicitação); resultado: 13 de junho (os recursos ficarão abertos do dia 16 de junho até 20)
- Aplicação: 9 a 16 de novembro
- Aplicação em Belém e cidades da COP30: 30 de novembro e 7 de dezembro
- Reaplicação: 16 e 17 de dezembro
- Divulgação: 16 de janeiro de 2026