Foto: Prefeitura de Piracicaba/Divulgação
A primeira edição de 2025 do Passeio Histórico no Engenho Central começa neste domingo (9), às 8h. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site, que conta com 50 vagas disponíveis.
O passeio será guiado pelo assessor da Secretaria da Cultura, Pedro Maurano e pelo historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Maurício Beraldo, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo.
O percurso da atividade se inicia no portal do Engenho Central e inclui diversas visitas aos locais do complexo a fim de explicar aos participantes os detalhes sobre o funcionamento dos antigos armazéns na época da Société de Sucreries Brésiliennes, ou Usinas de Açucar Brasileiras.
O passeio também destaca a importância do Engenho Central para a economia local, fazendo uma passagem pela linha do tempo através de fotos antigas, desde o Brasil Imperial até a desativação do local no século XX.
“O passeio é fundamental para que a população conheça a história e o funcionamento de um dos nossos maiores patrimônios. Muitos piracicabanos frequentam o Engenho para eventos, mas poucos sabem como era a produção de açúcar e álcool. Essa experiência permite que vejam o espaço com novos olhos, valorizando sua importância histórica”, enfatiza o historiador Maurício Beraldo.
“É gratificante ver como as pessoas passam a enxergar o Engenho de forma diferente após a visita. Muitas narrativas mistificam o passado, mas é essencial trazer a história com precisão. Por exemplo, não havia escravidão no Engenho, embora muitos ainda acreditem que sim. O passeio esclarece essas questões, ajudando a valorizar o espaço como patrimônio e reforçando a importância de sua preservação”, explica Pedro Maurano, assessor da Secretaria de Cultura.
Saiba mais sobre o Engenho Central
O Engenho foi fundado em janeiro de 1881 por Barão de Rezende e funcionou até 1974, sendo tombado pela Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) em janeiro de 1989. Sendo um marco na modernização da indústria açucareira.
O local abriga desde 1992 a sede da Secretaria de Cultura, recebendo eventos culturais e sendo um dos principais cartões postais da cidade com o Teatro Erotides de Campos e a Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.