Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Passeio histórico pelo Engenho Central abre inscrições para 2025

Primeiro edição do passeio em 2025 vai acontecer neste domingo (9)
Edicao-de-2024-do-passeio-historico-no-Engenho-Central-1024x682

Foto: Prefeitura de Piracicaba/Divulgação

A primeira edição de 2025 do Passeio Histórico no Engenho Central começa neste domingo (9), às 8h. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site, que conta com 50 vagas disponíveis.

O passeio será guiado pelo assessor da Secretaria da Cultura, Pedro Maurano e pelo historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Maurício Beraldo, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo.

O percurso da atividade se inicia no portal do Engenho Central e inclui diversas visitas aos locais do complexo a fim de explicar aos participantes os detalhes sobre o funcionamento dos antigos armazéns na época da Société de Sucreries Brésiliennes, ou Usinas de Açucar Brasileiras.

Foto: Prefeitura de Piracicaba/Divulgação

O passeio também destaca a importância do Engenho Central para a economia local, fazendo uma passagem pela linha do tempo através de fotos antigas, desde o Brasil Imperial até a desativação do local no século XX.

“O passeio é fundamental para que a população conheça a história e o funcionamento de um dos nossos maiores patrimônios. Muitos piracicabanos frequentam o Engenho para eventos, mas poucos sabem como era a produção de açúcar e álcool. Essa experiência permite que vejam o espaço com novos olhos, valorizando sua importância histórica”, enfatiza o historiador Maurício Beraldo.


Continua após a publicidade

“É gratificante ver como as pessoas passam a enxergar o Engenho de forma diferente após a visita. Muitas narrativas mistificam o passado, mas é essencial trazer a história com precisão. Por exemplo, não havia escravidão no Engenho, embora muitos ainda acreditem que sim. O passeio esclarece essas questões, ajudando a valorizar o espaço como patrimônio e reforçando a importância de sua preservação”, explica Pedro Maurano, assessor da Secretaria de Cultura.

Saiba mais sobre o Engenho Central

Foto: Google/Reprodução

O Engenho foi fundado em janeiro de 1881 por Barão de Rezende e funcionou até 1974, sendo tombado pela Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) em janeiro de 1989. Sendo um marco na modernização da indústria açucareira.

O local abriga desde 1992 a sede da Secretaria de Cultura, recebendo eventos culturais e sendo um dos principais cartões postais da cidade com o Teatro Erotides de Campos e a Nova Pinacoteca Municipal Miguel Dutra.

Mais lidas
cocaína viracopos

PF prende homem com cocaína líquida escondida em embalagens de produtos de higiene em Viracopos

roubo-banco.jpeg

Homem suspeito de participar de ataque a banco em Guaxupé, no interior de MG, é preso em Campinas

Morte de Lula Morre Lula Gilvan da Federal deputado

Vídeo: na Câmara, deputado deseja morte de Lula: “Quero que o Lula morra”

apreensao-bolivianos.jpeg

Bolivianos são presos com 20 kg de cocaína em operação contra tráfico de drogas

IMG_9596

Guarani contrata atacante que estava na Série A2 do Paulista

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.