fbpx
Search
Close this search box.

Santos: 479 anos de história nos holofotes de todo Brasil

Cidade completa aniversário neste domingo (26)

Thadeu Aguiar

O maior porto da América Latina, o vitorioso time em que jogou o rei do futebol e a orla da praia com o maior jardim frontal do mundo são apenas alguns dos motivos que levaram o nome de Santos para todos os cantos do planeta.

Com 479 anos de uma história rica, com fundamental importância na Independência do Brasil, na abolição da escravatura e na luta operária, a Cidade, que é uma das mais antigas do País, também se tornou referência em qualidade de vida.

Nos últimos anos, rankings e levantamentos mostram que a Cidade, com seus mais de 429.567 mil habitantes (a mais feminina do País, com 55% de mulheres, e maior proporção de idosos entre municípios com mais de 50 mil habitantes), é uma das melhores para se viver, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,840, o 6º melhor do Brasil e o terceiro no Estado, tendo critérios como grau de escolaridade, renda e nível de saúde.

No topo

Segunda melhor cidade do Brasil para criar filhos, terceira melhor para envelhecer, no top 10 das mais limpas do País, entre as primeiras em saneamento, 11ª mais competitiva, selo de ouro de Cidade Inteligente, 26ª mais sustentável, a segunda melhor para viajar com pets. Esses são apenas alguns dos números citados nos últimos anos em reconhecimento ao trabalho realizado em Santos.

Os motivos para isso são muitos. Santos não parou de crescer, enfrentou desafios e viu grandes e sonhados projetos saírem do papel como a Nova Entrada da Cidade, que melhorou significativamente a vida dos moradores, o acesso e a agilidade dos usuários do Porto, além de facilitar a vinda de turistas, que também se deslumbram com a Nova Ponta da Praia, o Novo Quebra-Mar e, mais recentemente, o Parque Valongo.

Os novos cartões-postais do Município, aliados às praias, ao belo Centro Histórico, com o Museu Pelé, Museu do Café e a linha turística dos bondes, atrações como o Orquidário, o Aquário, a Vila Belmiro, somados a festivais como o Santos Café, o Santos Geek, o maior evento público e gratuito do gênero no País e a realização de um dos maiores réveillons do Brasil, fazem a alegria do setor de turismo, que não para de crescer. A Cidade projeta receber mais de três milhões de visitantes até março deste ano, número que inclui os milhares de passageiros em trânsito oriundos de transatlânticos, já que Santos é a capital nacional dos cruzeiros marítimos.

Enfrentamento às mudanças climáticas

Santos também tomou a frente de importantes questões e se tornou referência nacional no enfrentamento às mudanças climáticas, sendo a primeira do País na criação de um plano municipal, realização de projeto-piloto de proteção costeira inédito em âmbito nacional – com as geobags instaladas na Ponta da Praia -, pioneira em usar imagens de satélite em alta resolução e Inteligência Artificial para enfrentar riscos climáticos e a primeira do mundo a inserir a Cultura Oceânica como política pública.

Para enfrentar os efeitos da mudança climática, investe fortemente em grandes obras estruturais nos morros, com ótimos resultados, mesmo diante de fortes chuvas, com as maiores médias de precipitações dos últimos 30 anos.

Para combater o problema crônico das enchentes na Zona Noroeste, transformou um antigo sonho em realidade, com o início do funcionamento da Estação Elevatória com Comportas (EEC) Marcos Diniz, em 2023. No ano passado, o empreendimento recebeu o Prêmio Melhores e Maiores Obras de Engenharia 2024, na categoria Combate às Enchentes. O programa de macrodrenagem da Prefeitura ainda prevê mais quatro estações elevatórias, com recursos obtidos em um empréstimo histórico obtido pelo Município junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), que também prevê obras de habitação e infraestrutura.

Cidade mais urbanística do Brasil

O investimento em infraestrutura, mobilidade urbana e tecnologia faz Santos ser, há três anos, a cidade brasileira que mais se destaca no eixo de Urbanismo no Ranking Connected Smart Cities.

Um trabalho que faz jus à história da Cidade, pioneira no planejamento de um sistema de drenagem urbana, projetado por Saturnino de Brito, considerado o patrono da Engenharia Sanitária Brasileira. Ele, junto a uma equipe de profissionais, em 1905, desenvolveu um modelo urbanístico que revolucionou o sistema sanitário brasileiro: os canais de Santos. O Município também foi o segundo do País a contar com iluminação pública.

Atualmente, Santos também recorre à inovação para resolver o problema habitacional em relação às moradias do Dique da Vila Gilda, com o início das obras do projeto-piloto denominado Parque Palafitas. Trata-se de um plano inédito de urbanização no País, buscando estabelecer uma nova forma de ocupação em áreas originalmente de mangues, promovendo não apenas o bem-estar dos moradores, mas também a recuperação ambiental.

Segundo o censo de 2022, Santos é a cidade mais vertical do Brasil, ou seja, com a maior quantidade de apartamentos em relação a qualquer outro tipo de domicílio do País, um cenário em constante crescimento, acompanhado pela necessidade de adequação da infraestrutura para seguir esse desenvolvimento.

Mobilidade urbana

Entre os setores que necessitam de constante mudança está a mobilidade urbana. Santos, cidade plana que já tem 32 pistas em uso de ciclovias, tem estudo para ampliar a atual malha cicloviária de 57,4 km para mais de 100 km nos próximos dez anos e possui programa que disponibiliza bicicletas por meio de aplicativo. O transporte ágil e não poluente é uma das saídas para desafogar o trânsito, que registra a média de 1,48 habitante por veículo, além de milhares de caminhões circulando em razão do Porto.

Santos é uma das pioneiras na utilização do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que agora chegará a 8km de extensão e 12 estações, com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia, além de sua extensão por São Vicente. Em relação ao transporte municipal, a Cidade foi a primeira do País a contar com internet Wi-Fi gratuita em toda sua frota de ônibus, além de ar-condicionado e acessibilidade. A idade média dos veículos é de 3,26 anos, uma das mais baixas do País (pouco mais de seis anos). Também investe em tecnologia com a utilização de câmeras, aplicativos e ferramentas que garantem o monitoramento em tempo real do trânsito, com semáforos sincronizados e possibilidade de adequações.

Para contribuir com a mobilidade urbana, um antigo projeto sairá do papel e a Cidade terá ligação com Guarujá por meio de túnel submerso, o primeiro do gênero na América Latina. A licitação para a obra será realizada neste ano, com investimentos dos governos estadual e federal.

Cidade criativa do cinema

Santos tornou-se a primeira da América Latina a ser reconhecida como cidade criativa do cinema pela Unesco, pertencendo a uma seleta lista no mundo.

O lugar que já teve o maior número de salas de cinema do Brasil, a maior média de ingressos vendidos por habitante, se tornou referência como cidade-cenário, pelo porto, a praia e, principalmente, o Centro Histórico, com prédios, praças e ruas conservados, sendo um dos conjuntos arquitetônicos dos mais importantes do Brasil, como a Rua XV, que já chegou a ser conhecida como a Wall Street brasileira, nos tempos de ouro do café.

Os atrativos a transformaram na “queridinha” da indústria cinematográfica para a gravação de novelas, filmes e comerciais. Muito em função da criação, por meio da Administração Municipal, da Santos Film Commission, para dar suporte aos trabalhos, resultando em um “boom” no setor da Cidade, com festivais, crescimento de produtoras, empresas especializadas no setor, faculdades e escolas públicas para incentivo à formação de novos profissionais. O trabalho santista passou a ser replicado por diversas cidades do Brasil.

Em números, são mais de mil produções rodadas na Cidade, sendo cerca de 38 longas, entre eles: Querô, O Magnata; Lula – O Filho do Brasil; Nada a Perder; Sócrates; Aldo – Mais Forte que o Mundo; Cyclone e Dá Licença de Contar; 240 curtas-metragens, 10 séries de streaming (Coisa Mais Linda – 2 Temporadas; Onde Está meu Coração; Dois Tempos; Pico da Neblina; Hebe; O Rei da TV; Raul: Eu Sou…; DNA do Crime – 2° Temporada e Cidade de Deus – 2° Temporada). 

Também três filmes streaming (Vou Nadar Até Você, Silvio e Nosferatu), sete novelas (Terra Nostra, América, Sassaricando, Ciranda de Pedra, Deus nos Acuda, Cúmplices de uma Paixão e Éramos Seis), cerca de 300 filmes publicitários, 230 documentários, fotos (Revista Elle, Melhor Idade), videoclipes (Projota, Gabi, Vitor Kley, Ska-Su, Rafa Laranja, Pabllo Vittar e Gloria Groove, entre outros), institucionais, testes de elenco. Em 2024, foram realizadas 98 produções, com média de oito por mês.

Mais esportiva

Em 1955, Santos conquistou o título de Cidade Mais Esportiva do País, em um concurso nacional realizado pelo jornal O Globo. O fato é que a Cidade respira esporte. É, por exemplo, o berço do surfe no Brasil, onde a modalidade nasceu há mais de oito décadas. Continuou seu pioneirismo no esporte criando a primeira escola pública de surfe do mundo e depois com a primeira escola de surfe adaptado para atender pessoas com todos os tipos de deficiência, sendo a primeira do mundo a atender às especificidades, com a criação de pranchas adaptadas que se tornaram referência e passaram a ser exportadas para outros países. Também é berço da canoa havaiana, do stand-up e do remo no País.

Outro esporte genuinamente santista é o tamboréu, originário das praias, em 1937, e que ultrapassou as fronteiras do Município, ganhando adeptos por todo País e diversos lugares do mundo.

Com características geográficas favoráveis, é considerada a capital nacional do triatlo e referência mundial no Downhill Urbano, com a realização da Descida das Escadas de Santos, a maior e mais tradicional prova da categoria no País. Sedia ainda a prova 10 Km A Tribuna, a maior corrida de rua com essa distância no Brasil.

Para contribuir com sua fama, transformou o Novo Quebra-Mar em um espaço de referência para prática de esportes com escola de surfe, skatepark olímpico, centro de treinamento de surfe e skate, pista de pump track, patinação e basquete 3×3.

E lógico, não dá para deixar de citar o Santos F.C, um dos times mais famosos e vitoriosos do mundo, em que jogaram Pelé, o Rei do Futebol, Neymar, e tantos outros craques, com seu estádio que tornou a Vila Belmiro, a “vila mais famosa do mundo”. E ainda a Portuguesa Santista e o Jabaquara, as outras duas equipes tradicionais da Cidade.

Saúde

Em Santos foi construído o primeiro hospital da América Latina, a Santa Casa de Misericórdia, fundada em 1543, por Braz Cubas, que deu origem ao nome da Cidade. Na saúde, Santos é reconhecida internacionalmente como pioneira no enfrentamento ao HIV/Aids no Brasil e possui um amplo e estruturado sistema público, que atende não apenas seus munícipes, como absorve demandas regionais, por ser a cidade-polo da Baixada Santista.

A Cidade conta, por exemplo, com a Clínica-Escola do Autista. O serviço, o primeiro no Brasil a ser oferecido totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em funcionamento desde 2020, não cuida apenas das pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), mas dá suporte às famílias.

Santistas ilustres

Para levar o nome da Cidade para todo País e planeta, nada melhor que os próprios santistas. Desde seu filho mais ilustre, José Bonifácio, Patriarca da Independência, até o saudoso cantor Chorão, o vocalista da Banda Charlie Brown Jr, que adotou a Cidade e destacou seu amor e sua ligação com Santos por toda sua trajetória.

Atores como Ney Latorraca, Paulo Vilhena, Alexandre Borges, Nuno Leal Maia, Oscar Magrini, Sérgio Mamberti, Bete Mendes, Juliana Silveira e Lolita Rodrigues; os escritores Plínio Marcos e José Roberto Torero; a também escritora e filósofa Djamila Ribeiro, o poeta Vicente de Carvalho, o apresentador Bolinha e Rubens Ewald Filho, um dos principais críticos de cinema do País. Músicos como Gilberto Mendes, Renato Teixeira, Tulipa Ruiz; políticos como os ex-ministros Aloizio Mercadante e Celso Amorim, além do ex-governador Mário Covas. Esportistas como o campeão olímpico de judô Rogério Sampaio, os surfistas Picuruta Salazar e Cisco Arana, a nadadora de maratona aquática Renata Agondi e a bicampeã paralímpica de lançamento de disco Beth Gomes. Todos filhos que orgulham e se orgulham dessa Cidade solidária, cheia de atrativos e ótimo lugar para viver.

Autor

Mais lidas

Everton x Tottenham: onde assistir, horário e escalações

Menino de 10 anos é atropelado e morre na Rodovia Santos Dumont, em Campinas

São Vicente comemora aniversário com programação especial

Champions League: Benfica x Barcelona ao vivo na VTV SBT

Santos comemora aniversário com uma série de eventos e show de Thiaguinho

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.