Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Uma das principais praças de Campinas, Largo do Rosário recebe melhorias

Plantio de flores e revitalização de bancos, postes, iluminação e recuperação do piso dão nova vida ao local
WhatsApp Image 2024-07-23 at 11.52.38

O Largo do Rosário (Praça Visconde de Indaiatuba), uma das principais praças do Centro de Campinas, recebeu um toque especial do Departamento de Parques e Jardins (DPJ). O espaço passou por melhorias como revitalização dos bancos e do paisagismo, recuperação do piso, que é de pedras portuguesas, pintura dos postes de luz e troca das lâmpadas por LED. A obra teve início na semana passada e foi finalizada nesta terça-feira, 23 de julho.

A praça fica entre a avenida Francisco Glicério, ruas General Osório e Barão de Jaguara e é tombada, desde 1996, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), que está ciente das intervenções feitas.

De acordo com o diretor do DPJ, Luís Cláudio Mollo, os postes de iluminação receberam manutenção elétrica, nova pintura e lâmpadas de LED, que iluminam mais que as convencionais. O piso, de pedras portuguesas, passou por revisão e recuperação.

Foram colocados seis novos bancos e os oito antigos foram lixados, envernizados e redistribuídos, na própria praça, e a partir de agora, o Largo do Rosário conta com 13 bancos para que quem passa pelo local possa fazer uma pausa, observar a movimentação no Centro, descansar, comer um lanche e o que mais for de gosto num dos pontos mais simbólicos da cidade.

Flores


Continua após a publicidade

O Largo do Rosário ficou mais colorido, com o plantio de flores da espécie impatiens, plantadas nas duas floreiras retangulares e ao redor dos ipês que já estavam no local há muito tempo. As flores dão nova vida e mais cores à praça.

História

A área recebeu a denominação de Praça Visconde de Indaiatuba em 31 de janeiro de 1887, em homenagem a um dos fundadores do Colégio Culto à Ciência. O largo era um ponto de tílburis (antigos carros puxados por cavalo) e local de grande circulação de pessoas.

Era conhecida como “Pátio do Rosário” por causa da igreja do Rosário, que antes ficava perto dali, desde 1817. A área sempre foi um local de festividades e solenidades públicas, como as festas em homenagem ao imperador Dom Pedro II, que visitou Campinas em 1848, 1875 e 1878. Joaquim Bonifácio do Amaral, o Visconde de Indaiatuba, construiu, próximo à praça, um sobrado imponente, onde hospedou o imperador. Em 1956 a avenida Francisco Glicério foi alargada e a igreja do Rosário foi demolida. O Largo do Rosário continua sendo um dos principais pontos de reunião do centro da cidade.

Autor

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

morte dengue rio claro

Bragança Paulista confirma primeira morte por dengue em 2025

festa peão paulínia igor tuzuki FPP

Festa do Peão de Paulínia fecha edição 2025 com crescimento de 75%

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );