O Brasil perdeu para o Japão por 3 a 2 de virada nesta terça-feira (14), no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, depois de sair vencendo por 2 a 0. Foi a primeira derrota brasileira para os japoneses na história.
Os gols do Brasil foram marcados por Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, ainda no primeiro tempo. Nos 45 minutos finais, Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda marcaram para consagrar a vitória histórica do Japão.
Esta foi a primeira vez que o Brasil sofreu mais de dois gols em uma partida sob o comando do treinador italiano.
Não consegue emplacar
Com essa derrota vexatória, a Seleção Brasileira não consegue registrar 100% de aproveitamento em uma Data Fifa desde outubro de 2024. Na ocasião, o time era comandado por Dorival Júnior e venceu Chile e Peru, pelas Eliminatórias.
Desde que estreou em junho deste ano, Ancelotti soma 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas no comando.
Mudanças
Com relação ao time que goleou a Coreia do Sul na última sexta-feira (10), Ancelotti promoveu algumas mudanças para o jogo desta terça. O Brasil entrou em campo com: Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro e Bruno Guimarães; Luiz Henrique, Lucas Paquetá, Vinicius Júnior e Gabriel Martinelli.
Os primeiros 20 minutos da partida foram de tentativa de pressão dos japoneses, que subiram as linhas de marcação para atrapalhar a saída de bola brasileira. Porém, aos 26 minutos, a Seleção conseguiu controlar as ações e após ótima combinação de passes entre Paulo Henrique, Lucas Paquetá e Bruno Guimarães, o lateral-direito do Vasco marcou o primeiro gol do jogo.
Poucos minutos depois, aos 32, o Brasil chegou ao segundo gol com Martinelli. Paquetá encontrou belo passe por cima da marcação e o atacante do Arsenal finalizou de canhota para ampliar.

No segundo tempo, o Brasil ainda controlava o jogo, mas sofreu um apagão e com uma falha bizarra do zagueiro Fabrício Bruno dentro da grande área, Minamino chutou na saída de Hugo Souza para diminuir o placar.
O zagueiro do Cruzeiro voltou a falhar no gol de empate do Japão. Nakamura recebeu cruzamento e bateu de primeira. Fabrício Bruno tentou afastar o perigo, mas acabou desviando e marcando gol contra.
A virada histórica. Pouco mais da metade do segundo tempo, Ueda subiu mais do que a marcação do Brasil na cobrança de escanteio e cabeceou em cima de Hugo Souza. O goleiro do Corinthians tentou defender, mas acabou falhando no lance e espalmando para o próprio gol, decretando a vitória dos japoneses.
Novembro tem mais
O Brasil volta a campo em novembro para mais dois amistosos, provavelmente contra Senegal e Tunísia, ambos na Europa. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda vai confirmar a data e os adversários oficialmente.