Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Brasil perde para o Japão pela primeira vez na história

Seleção abriu 2x0 no placar, mas não conseguiu segurar o resultado
Brasil perde para o Japão pela primeira vez na história

O Brasil perdeu para o Japão por 3 a 2 de virada nesta terça-feira (14), no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, depois de sair vencendo por 2 a 0. Foi a primeira derrota brasileira para os japoneses na história.

Os gols do Brasil foram marcados por Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, ainda no primeiro tempo. Nos 45 minutos finais, Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda marcaram para consagrar a vitória histórica do Japão.

Esta foi a primeira vez que o Brasil sofreu mais de dois gols em uma partida sob o comando do treinador italiano.

Não consegue emplacar

Com essa derrota vexatória, a Seleção Brasileira não consegue registrar 100% de aproveitamento em uma Data Fifa desde outubro de 2024. Na ocasião, o time era comandado por Dorival Júnior e venceu Chile e Peru, pelas Eliminatórias.

Desde que estreou em junho deste ano, Ancelotti soma 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas no comando.

Mudanças

Com relação ao time que goleou a Coreia do Sul na última sexta-feira (10), Ancelotti promoveu algumas mudanças para o jogo desta terça. O Brasil entrou em campo com: Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro e Bruno Guimarães; Luiz Henrique, Lucas Paquetá, Vinicius Júnior e Gabriel Martinelli.

Os primeiros 20 minutos da partida foram de tentativa de pressão dos japoneses, que subiram as linhas de marcação para atrapalhar a saída de bola brasileira. Porém, aos 26 minutos, a Seleção conseguiu controlar as ações e após ótima combinação de passes entre Paulo Henrique, Lucas Paquetá e Bruno Guimarães, o lateral-direito do Vasco marcou o primeiro gol do jogo.

Poucos minutos depois, aos 32, o Brasil chegou ao segundo gol com Martinelli. Paquetá encontrou belo passe por cima da marcação e o atacante do Arsenal finalizou de canhota para ampliar.

Fabrício Bruno em ação com a camisa da Seleção Brasileira / Foto: Rafael Ribeiro / CBF

No segundo tempo, o Brasil ainda controlava o jogo, mas sofreu um apagão e com uma falha bizarra do zagueiro Fabrício Bruno dentro da grande área, Minamino chutou na saída de Hugo Souza para diminuir o placar.

O zagueiro do Cruzeiro voltou a falhar no gol de empate do Japão. Nakamura recebeu cruzamento e bateu de primeira. Fabrício Bruno tentou afastar o perigo, mas acabou desviando e marcando gol contra.

A virada histórica. Pouco mais da metade do segundo tempo, Ueda subiu mais do que a marcação do Brasil na cobrança de escanteio e cabeceou em cima de Hugo Souza. O goleiro do Corinthians tentou defender, mas acabou falhando no lance e espalmando para o próprio gol, decretando a vitória dos japoneses.

Novembro tem mais

O Brasil volta a campo em novembro para mais dois amistosos, provavelmente contra Senegal e Tunísia, ambos na Europa. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda vai confirmar a data e os adversários oficialmente.


Continua após a publicidade

Autor

  • Marcelo Castro

    Colaborador do VTV News e comentarista esportivo. Atua na cobertura dos principais clubes do interior paulista e da Baixada Santista, com destaque para Santos, Guarani, Ponte Preta e Red Bull Bragantino. Também é locutor e produtor na Rádio Mix FM Santos, onde apresenta quadros voltados ao esporte, notícias e entretenimento.

VEJA TAMBÉM

Neymar pode deixar o Santos e jogar na Itália em 2026

Neymar xinga jornalistas e desmente notícia sobre ligação para Vojvoda

Bragantino realiza exames da pré-temporada antes do final do ano

Bragantino realiza exames da pré-temporada antes do final do ano e se prepara para enfrentar o Atlético-MG

Vitor Roque pode pegar dez jogos de suspensão após publicação homofóbica

Vitor Roque pode pegar dez jogos de suspensão após publicação homofóbica

Champions League? Paulistão terá novo formato para 2026

Champions League? Paulistão terá novo formato para 2026

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.