Uma Copa América para esquecer, quatro jogos e apenas uma vitória é com esse retrospecto que a Seleção Brasileira se despediu da competição. Após uma fase de grupos, com muita dificuldade, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior viu o Uruguai entrar como favorito para o duelo válido pelas quartas de final.
O Brasil até melhorou em alguns fundamentos na partida disputada em Las Vegas. Ainda no primeiro tempo Endrick e Rafinha tiveram chances para abrir o marcador. No entanto, o que mais se viu no jogo foram faltas, discussões e disputa por espaço em campo, a Celeste também não conseguiu ser efetiva no clássico.
No segundo tempo, o jogo continuou equilibrado e com muita marcação, até que aos 31 minutos, Nandez fez uma falta forte em Rodrygo e foi expulso de forma merecida. A expectativa é que com um homem a mais em campo, o Brasil fosse para cima e buscasse o gol para evitar os pênaltis, porém o time pouco criou na reta final do jogo.
Assim, como na Copa do Mundo de 2022, o Brasil parou nas quartas de final e novamente nos pênaltis, Eder Militão e Douglas Luiz desperdiçaram as cobranças e o Uruguai avançou para semifinal, com o placar de 4 x 2.
Agora, resta para a seleção comandada pelo técnico Dorival Júnior pensar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo e buscar uma reação já que o Brasil ocupa a 6ª colocação da competição.
Já o Uruguai vai enfrentar a Colômbia na semifinal da Copa América, o outro confronto é entre Argentina x Canadá.