Nesta segunda-feira (13), o técnico Carlo Ancelotti definiu uma data para encaminhar a lista de convocados da Seleção Brasileira para a próxima Copa do Mundo.
Em entrevista coletiva antes do amistoso contra o Japão, o italiano disse que espera encontrar a relação ideal de jogadores na Data Fifa de março de 2026.
“Creio que a observação dos jogadores que temos define qual é a estratégia melhor para nós até a Data Fifa de novembro. É um momento em que podemos experimentar algumas coisas. Na Data Fifa de março, mais ou menos, pode ser a lista que vai jogar a Copa do Mundo”.
A Data Fifa de março será a penúltima antes do início da Copa do Mundo. Mas, a última está marcada para ocorrer entre 1º e 9 de junho do próximo ano, e o Mundial começará em 11 de junho. Ou seja, é provável que a convocação final já tenha sido realizada até lá.
Muitos testes e quatro técnicos
Buscando reassumir o protagonismo no futebol. Assim pode ser definido o início do ciclo do treinador italiano Carlo Ancelotti na seleção brasileira.
O treinador tem apenas cinco jogos no comando da seleção brasileira, mas já é notável que o time já tem a sua maneira de jogar. Ancelotti não apenas estabeleceu uma maneira ofensiva de jogo, com quatro atacantes, como também já deu pistas sobre qual será o elenco convocado para a Copa do Mundo de 2026.

Se Tite conseguiu criar um time eficiente entre 2018 e 2022, o Brasil está sendo comandado pelo quarto profissional desde sua demissão: Ramon Menezes, Fernando Diniz, Dorival Júnior e agora Carlo Ancelotti.
O novo ciclo é marcado por muitos estreantes. Mais de 40 jogadores foram lembrados para a Seleção pela primeira vez em suas carreiras. O futebol brasileiro também está sendo valorizado, com 37 convocações de atletas enquanto defendiam camisas de clubes do futebol nacional.
Favoritos do técnico italiano
Goleiros: Alisson, Bento e Ederson;
Laterais: Abner, Alex Sandro, Caio Henrique, Carlos Augusto, Danilo, Douglas Santos, Emerson Royal, Guilherme Arana, Renan Lodi, Vanderson, Vitinho, Wendell, Wesley e Yan Couto;
Zagueiros: Alex, Beraldo, Fabrício Bruno, Gabriel Magalhães, Ibañez, Léo Ortiz, Marquinhos, Murillo e Nino;
Meio-campistas: André, Andreas Pereira, Andrey Santos, Bruno Guimarães, Casemiro, Douglas Luiz, Ederson, Gerson, Jean Lucas, João Gomes, Joelinton, Lucas, Lucas Paquetá, Matheus Pereira e Raphael Veiga;
Atacantes: David Neres, Endrick, Estêvão, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Igor Jesus, João Pedro, Kaio Jorge, Luiz Henrique, Matheus Cunha, Neymar, Paulinho, Pepê, Raphinha, Richarlison, Rodrygo, Samuel Lino, Savinho, Vini Jr.
Confira como foi a última convocação de Ancelotti:
Brasil em campo
Após a goleada contra a Coreia do Sul, por 5×0, a Seleção Brasileira volta a campo nesta terça-feira (14) para mais um amistoso internacional. Desta vez, contra o Japão, no Estádio Ajinomoto, em Tóquio (JAP), a partir das 7h30 (de Brasília).
As duas seleções também se enfrentaram na preparação para o Mundial do Catar, no meio de 2022. Na ocasião, a equipe comandada por Tite acabou vencendo por 1 a 0, com gol de Neymar.