Após dias de silêncio e muita cobrança dos torcedores, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira (9), os áudios do VAR sobre a expulsão polêmica do zagueiro do Grêmio, Kannemann, no último sábado (4), na derrota por 10 para o Red Bull Bragantino.
A divulgação do áudio só foi possível porque a CBF conseguiu autorização junto à Fifa para liberar os áudios de lances que não foram revisados pelo árbitro de campo na cabine do VAR, ou seja, “sem revisão protocolar”, como foi o caso.
O lance
A expulsão de Kannemann aconteceu aos 42 minutos do primeiro tempo, antes de uma cobrança de falta a favor do Grêmio. O árbitro Lucas Casagrande entendeu que o zagueiro deu um soco no rosto de Pedro Henrique, atacante do Bragantino, e aplicou o cartão vermelho direto.
“A bola não estava em jogo e o contato não é insignificante. Por que que eu vou olhar lá no VAR se eu acertei?”, disse o árbitro de campo durante a comunicação com a cabine de vídeo.
O responsável pelo VAR, Gilberto Rodrigues, validou a interpretação em aproximadamente dois minutos de análise.
“Por essa câmera, está claro. O número 4 dá um soco no rosto do adversário. Pode confirmar a decisão e o cartão vermelho”.
Mesmo com a expulsão confirmada, Kannemann não quis sair do campo por alguns minutos, e Casagrande solicitou apoio policial. Segundo o árbitro, sua decisão estava correta e não exigia revisão.
“Se eu tô certo e vi, não tem por que ver duas vezes”.
Grêmio tenta recorrer
Inconformado com a expulsão do zagueiro argentino, o Grêmio entrou com recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo a anulação do cartão vermelho.
O clube obteve decisão favorável inicial e agora aguarda o parecer da presidência do tribunal para que o jogador seja liberado para a próxima rodada do Campeonato Brasileiro.
Afastados pela CBF
Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues foram afastados temporariamente pela comissão de arbitragem da CBF. O mesmo aconteceu em relação à equipe responsável pelo clássico entre São Paulo e Palmeiras, também marcado por decisões polêmicas.