No último domingo (3), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou os concorrentes ao Prêmio Brasil Olímpico de Melhor Atleta do Ano de 2023. Na categoria feminina, as candidatas são Ana Patrícia e Duda (vôlei de praia), Bia Haddad (tênis) e Rebeca Andrade (ginástica artística). No masculino, a disputa envolve Filipe Toledo (surfe), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Marcus D´Almeida (tiro com arco).
Paulo Wanderley, presidente do COB, destacou a qualidade dos atletas e o ano de grandes resultados para o esporte brasileiro. Ele ressaltou a importância de homenagear as estrelas do espetáculo e afirmou que 2023 foi marcado por êxitos, principalmente nos Jogos Pan-americanos e em diversos campeonatos mundiais. Wanderley também mencionou que o Brasil segue firme em direção a Paris 2024, encerrando o ciclo olímpico mais curto da história.
A 24ª edição do Prêmio Brasil Olímpico terá um novo formato, mantendo as tradicionais homenagens da noite de gala do esporte olímpico nacional. Além dos prêmios aos melhores atletas de cada modalidade, esta edição inclui categorias inéditas como Retorno do Ano, Equipes do Ano (masculina e feminina) e Atleta Revelação. Entre os prêmios tradicionais estão Atleta do Ano (masculino e feminino), Melhor das Modalidades, Prêmio Espírito Olímpico, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo e Troféu Adhemar Ferreira da Silva.
Os vencedores das principais categorias foram escolhidos por um colegiado eleitoral de especialistas em esportes olímpicos, em votação realizada até 29 de novembro. O público terá participação decisiva, definindo os ganhadores dos prêmios Atleta da Torcida, Prêmio Inspire, Atleta Revelação e Retorno do Ano, por meio de votação disponível aqui.