Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

João Fonseca bate argentino e vira brasileiro mais jovem a vencer torneio de ATP

Joia do Tênis brasileiro foi elogiada por ídolos do esporte, como Andy Murray, que disse "Mal posso esperar pelo primeiro jogo Fonseca X Alcaraz".
João Fonseca deitado na quadra de Buenos Aires, após título de ATP

No Tie Break, Fonseca supera Cerundolo por 2 sets a 0 e, com só 18 anos, quebra recorde que nem mesmo Guga Kuerten conseguiu.

Resumo da partida – Fonseca X Cerundolo

“Me senti em casa na Argentina” – disse o agora campeão do ATP de Buenos Aires, João Fonseca, depois de ganhar do número 1 do país sede. As parciais foram de 6/4 e 7/6.

Mesmo com dores abdominais e tendo desperdiçado 2 chances de encerrar a partida, o brasileiro deu sinais de uma mentalidade campeã, digna de atletas experientes.

Apontando para a cabeça e o coração nos momentos de maior tensão, Fonseca sobrou no Tie Break. Este foi vencido por 7 a 1, silenciando assim as provocações dos mais de 6 mil torcedores donos da casa.

Detalhes do jogo – Fonseca X Cerundolo

No set inicial, prevaleceu o equilíbrio até o 7° game. A partir daí, Fonseca quebrou o saque do rival argentino e, com um ace, fechou o placar largando na frente.

Já no 2° set, Cerundolo também foi quebrado pelo brasileiro, que sacou para vencer o jogo em 5 a 4, mas demonstrou certa ansiedade em erros cruciais, adiando a vitória.

Apesar de atiçar a torcida argentina, Francisco Cerundolo sofreu mais uma vez nas mãos do jovem verde e amarelo. João teve então mais uma chance de levantar o troféu, sacando em 6 a 5, mas sucumbiu à pressão de um estádio inflamado.

Contudo, o nervosismo foi logo esquecido e, com sobras, despachou o atual número 28 do mundo em um Tie Break tranquilo, vencido por 7 a 1.


Continua após a publicidade

Torcida vibra enquanto João Fonseca deita sobre quadra de saibro comemorando título do ATP de Buenos Aires
Foto: Reuters

Caminho até a final

Embora Fonseca fosse um dos mais jovens em Buenos Aires, não tomou conhecimento dos adversários que jogavam em casa. O brasileiro derrotou 4 tenistas donos da casa.

Salvo o jogo de estreia, contra Tomás Etcheverry, vencido por 2 sets a 0, João Fonseca teve partidas duras pela frente. De virada, a joia do Tênis soube sofrer diante de Federico Coria e Mariano Navone.

Por fim, Fonseca foi até o Tie Break para superar o sérvio Laslo Djere, por 2 sets a 1. Logo, conquistou vaga em final inédita em Buenos Aires.

Recorde histórico

Sobrou até para Pete Sampras, lenda do esporte, que após a vitória precoce de João Fonseca, perdeu lugar no TOP 10 de tenistas mais jovens a ganharem um torneio de ATP.

Nem mesmo o maior ídolo brasileiro na modalidade, Gustavo Kuerten, foi capaz de alcançar tal feito, que antes de João pertencia à Thiago Wild entre os brasileiros. Vale lembrar que Wild venceu em Santiago, aos 19 anos a 11 meses.

Lista de títulos – João Fonseca

  • US Open Juvenil – 2023
  • Challenger de Buenos Aires II – 2024
  • Challenger de Lexington – 2024
  • Next Gen – 2024
  • Challenger de Camberra – 2025
  • ATP de Buenos Aires – 2025

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

morte dengue rio claro

Bragança Paulista confirma primeira morte por dengue em 2025

festa peão paulínia igor tuzuki FPP

Festa do Peão de Paulínia fecha edição 2025 com crescimento de 75%

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );