No Tie Break, Fonseca supera Cerundolo por 2 sets a 0 e, com só 18 anos, quebra recorde que nem mesmo Guga Kuerten conseguiu.
Resumo da partida – Fonseca X Cerundolo
“Me senti em casa na Argentina” – disse o agora campeão do ATP de Buenos Aires, João Fonseca, depois de ganhar do número 1 do país sede. As parciais foram de 6/4 e 7/6.
Mesmo com dores abdominais e tendo desperdiçado 2 chances de encerrar a partida, o brasileiro deu sinais de uma mentalidade campeã, digna de atletas experientes.
Apontando para a cabeça e o coração nos momentos de maior tensão, Fonseca sobrou no Tie Break. Este foi vencido por 7 a 1, silenciando assim as provocações dos mais de 6 mil torcedores donos da casa.
Detalhes do jogo – Fonseca X Cerundolo
No set inicial, prevaleceu o equilíbrio até o 7° game. A partir daí, Fonseca quebrou o saque do rival argentino e, com um ace, fechou o placar largando na frente.
Já no 2° set, Cerundolo também foi quebrado pelo brasileiro, que sacou para vencer o jogo em 5 a 4, mas demonstrou certa ansiedade em erros cruciais, adiando a vitória.
Apesar de atiçar a torcida argentina, Francisco Cerundolo sofreu mais uma vez nas mãos do jovem verde e amarelo. João teve então mais uma chance de levantar o troféu, sacando em 6 a 5, mas sucumbiu à pressão de um estádio inflamado.
Contudo, o nervosismo foi logo esquecido e, com sobras, despachou o atual número 28 do mundo em um Tie Break tranquilo, vencido por 7 a 1.
Continua após a publicidade
![Torcida vibra enquanto João Fonseca deita sobre quadra de saibro comemorando título do ATP de Buenos Aires](https://controle.vtvnews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/FONSECA-REUTERS.webp)
Caminho até a final
Embora Fonseca fosse um dos mais jovens em Buenos Aires, não tomou conhecimento dos adversários que jogavam em casa. O brasileiro derrotou 4 tenistas donos da casa.
Salvo o jogo de estreia, contra Tomás Etcheverry, vencido por 2 sets a 0, João Fonseca teve partidas duras pela frente. De virada, a joia do Tênis soube sofrer diante de Federico Coria e Mariano Navone.
Por fim, Fonseca foi até o Tie Break para superar o sérvio Laslo Djere, por 2 sets a 1. Logo, conquistou vaga em final inédita em Buenos Aires.
Recorde histórico
Sobrou até para Pete Sampras, lenda do esporte, que após a vitória precoce de João Fonseca, perdeu lugar no TOP 10 de tenistas mais jovens a ganharem um torneio de ATP.
Nem mesmo o maior ídolo brasileiro na modalidade, Gustavo Kuerten, foi capaz de alcançar tal feito, que antes de João pertencia à Thiago Wild entre os brasileiros. Vale lembrar que Wild venceu em Santiago, aos 19 anos a 11 meses.
Lista de títulos – João Fonseca
- US Open Juvenil – 2023
- Challenger de Buenos Aires II – 2024
- Challenger de Lexington – 2024
- Next Gen – 2024
- Challenger de Camberra – 2025
- ATP de Buenos Aires – 2025