O Santos enfrenta o Fortaleza neste sábado (1), na Vila Belmiro, às 16h. O Peixe está com 32 pontos, na 16ª colocação e apenas um ponto à frente do Vitória, que abre a zona de rebaixamento. Já o Leão do Pici aparece em 18º lugar, com 27 pontos.
Em coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (31), João Schmidt ressaltou a importância do duelo direto do Santos contra o Fortaleza na briga contra o rebaixamento no Brasileirão. As equipes estão separadas por apenas cinco pontos na tabela.
“A expectativa é grande. Sabemos da importância desse jogo, encaramos como uma final. Talvez seja o jogo mais importante do ano, como o do Vitória. Não conseguimos sair felizes daquele jogo e amanhã temos mais uma oportunidade para fazer um grande jogo e vencer, esse é nosso objetivo. É o nosso foco, porque na situação em que estamos, precisamos vencer dentro de casa, principalmente contra o Fortaleza, que é uma adversário direto”.
Situação desconfortável
O volante foi contrato para a disputa da Série B em 2024 e está na segunda temporada com a camisa do clube da Baixada Santista. Durante a entrevista, o atleta também destacou a frustração pelo momento que a equipe vive dentro de campo.
“Sinceramente, não vivi muitos momentos tranquilo desde que cheguei aqui. Foi um ano turbulento, não foi fácil. Nosso objetivo sempre foi colocar o título na Série A. Esperávamos que seria um ano diferente, e não foi, estamos numa situação desconfortável. Não queremos isso para a nossa carreira, almejamos sempre coisas grandes. Mas temos que encarar nossa realidade, e hoje é essa. Temos que trabalhar, focar nesses próximos jogos, para tirar o Santos dessa situação desconfortável e manter o Santos na Série A para o ano que vem”.
Arbitragem em pauta
Schimidt foi questionado sobre as recentes polémicas envolvendo a arbitragem brasileira. O atleta afirmou que a pressão existe dos dois lados e que para melhorar o futebol brasileiro algo precisa “vir de cima”.
“Às vezes, é difícil tentar ver o lado do árbitro, temos a nossa pressão também, defendemos o nosso. Isso tem que vir um pouco mais de cima para resolver esse problema. Não dá para apontar o dedo para todo mundo, mas para melhorar o futebol brasileiro, tem que vir algo mais de cima para não acontecer os mesmos erros sempre”.
Clima de decisão
Em mais um confronto direto contra um adversário ameaçado pela zona da degola, o camisa 5 ressaltou a necessidade de uma vitória do Peixe, para que o time possa conquistar pontos e subir na tabela.
“A expectativa é grande, a gente sabe da importância deste jogo, encara com uma final, é o jogo mais importante do ano, como foi contra o Vitória, mas não conseguimos sair felizes. Amanhã é uma oportunidade pra fazer um grande jogo e vencer. Esse é o nosso objetivo, nosso foco, principalmente contra um adversário direto.”
Amanhã é dia de mais um confronto no Alçapão, ao lado da nação santista! 🫀
Garanta seu ingresso em https://t.co/3Kkb3KDWtw pic.twitter.com/vuvovf9ujl
— Santos FC (@SantosFC) October 31, 2025