O Campeonato Paulista Séria A2 ganhará um novo formato em 2026. Os detalhes foram definidos entre os clubes e a Federação Paulista de Futebol (FPF) em Conselho Técnico realizado na sede da entidade.
Como vai funcionar
Na primeira fase, as 16 equipes jogam em turno único, com os dois últimos sendo rebaixados para a Série A3 do Paulistão. Já os oito melhores avançam para a fase quadrangular, com dois grupos com quatro times e jogos de ida e volta.
O primeiro e o segundo colocado de cada grupo passam para a semifinal e apenas os times finalistas se classificam para o Paulistão de 2027.
A primeira fase da competição será realizada de 11 de janeiro a 8 de março. Já os duelos dos quadrangulares ocorrem entre 15 de março e 15 de abril. As semifinais estão previstas para 22 e 29 de abril e as finais para 6 e 13 de maio.

Desde 2013
A última vez que a Série A2 teve quadrangular depois da primeira fase foi em 2013. Em 2014 e 2015 a competição foi por pontos corridos, com acesso para os quatro primeiros clubes e, desde 2016, o formato com mata-mata passou a ser adotado.

A Série A2 possui cinco equipes com calendário nacional, que precisarão mesclar as duas competições. A Ferroviária estará na Série B, prevista para começar em 21 de março do ao que vem. Já Inter de Limeira e Ituano estão na Série C, com início previsto para 4 de abril, e Água Santa e XV de Piracicaba estão na Série D, marcada para começar em 5 de abril.
Os 16 clubes da Série A2
- Água Santa
- Ferroviária
- Grêmio Prudente
- Inter de Limeira
- Ituano
- Juventus-SP
- Linense
- Monte Azul
- Oeste
- Santo André
- São Bento
- São José-SP
- Sertãozinho
- Taubaté
- Votuporanguense
- XV de Piracicaba