Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Vereadora de Campinas que está na Flotilha Sumud será deportada para Europa, diz Israel

Após interceptar embarcações com ajuda humanitária rumo à Faixa de Gaza, governo israelense diz que todos os passageiros, incluindo brasileiros e Greta Thunberg, estão seguros.
Vereadora de Campinas que está na Flotilha Sumud será deportada para Europa, diz Israel

O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou nesta quinta-feira (2) que os passageiros da Flotilha Global Sumud foram levados ao porto de Israel. Segundo o governo, cidadãos brasileiros como a vereadora de Campinas, Mariana Conti (PSOL-SP), e a ativista sueca Greta Thunberg, estão “seguros e em boas condições de saúde”. Segundo o governo, os detidos serão deportados para a Europa após chegarem em Israel.

A operação marítima, que resultou na interceptação de 39 embarcações, foi classificada pelas autoridades israelenses como uma “provocação do Hamas”, em referência ao bloqueio naval imposto à Faixa de Gaza.

Nenhum dos iates provocadores do Hamas-Sumud conseguiu entrar em uma zona de combate ativa ou romper o bloqueio naval legal”, afirmou a chancelaria do país em publicação na rede X. Um último barco, que segue em alto-mar, também foi alvo de advertência. “Se se aproximar, sua tentativa de entrada será igualmente impedida”, declarou o ministério.

Entre os brasileiros detidos estão:

  • Bruno Sperb Rocha
  • Lisiane Penca Severo
  • Magno de Carvalho Costa
  • Mariana Conti Takahashi (vereadora de Campinas)
  • Thiago Ávila
  • Gabriela Tolotti
  • Uma parlamentar federal

Missão humanitária sob cerco

A flotilha, formada por mais de 40 barcos e cerca de 500 civis, tem declarado caráter humanitário. Os integrantes transportavam água, comida e medicamentos com destino à população palestina, em meio à escalada do conflito em Gaza. Em nota, a organização da missão classificou a ação de Israel como um “sequestro ilegal”, alegando violação ao direito internacional: “Interceptar embarcações humanitárias em águas internacionais é um crime de guerra”.

Segundo a organização, os detidos foram impedidos de acessar assessoria jurídica, e o paradeiro de alguns passageiros permanecia indefinido no momento da divulgação.

O grupo exigiu que instituições internacionais e governos atuem imediatamente, afirmando que “o mundo testemunhou civis desarmados, carregando ajuda humanitária, serem alvo de intimidação e interceptação”.

Segundo a assessora de Mariana Conti, “Israel cometeu mais um crime, sequestrando os ativistas.”.

Posição do governo brasileiro

O Itamaraty informou que acompanha o caso de perto, está em contato com as autoridades israelenses e presta assistência consular aos nacionais (leia na íntegra). Em nota, o governo brasileiro expressou preocupação com a operação militar, defendeu o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais e criticou a ação de Israel: “Põe em risco a integridade física de manifestantes em ação pacífica”.

O comunicado ainda responsabiliza Israel pela segurança dos detidos e reitera a exigência de levantamento imediato das restrições à entrada e distribuição de ajuda humanitária em Gaza. A Embaixada do Brasil em Tel Aviv segue atuando conforme a Convenção de Viena sobre Relações Consulares.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista formado em junho de 2025, atuando desde 2023 com foco em reportagens de profundidade, gestão de projetos, fotografia e pesquisa. Autor de obra sobre temas sociais e políticos, com análise crítica da democracia e da sociedade.

VEJA TAMBÉM

Operação prende três suspeitos de estelionato e apreende eletrônicos de alto valor na região de Indaiatuba (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Operação prende trio suspeito de estelionato e apreende eletrônicos de alto valor na região de Indaiatuba

Jards Macalé, ícone da MPB experimental, morre aos 81 anos (Foto: Reprodução / YouTube)

Jards Macalé, ícone da MPB experimental, morre aos 81 anos

Tragédia evitável: IBI Social quer transformar tecnologia em política pública na COP 30

Tragédia evitável: IBI Social quer transformar tecnologia em política pública na COP 30

Condenado por estupro, ex-jogador Robinho é movido da 'prisão dos famosos' para unidade no interior de SP

Condenado por estupro, ex-jogador Robinho é movido da ‘prisão dos famosos’ para unidade no interior de SP

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.