Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Itamaraty confirma morte de brasileira no atropelamento em Vancouver

De identidade de gênero não-binária, Kira vivia no Canadá com o marido havia quase três anos. Ela foi vítima do atropelamento em Vancouver.
Brasileira é uma das vítimas de atropelamento em Vancouver, confirma Itamaraty (Foto: Arquivo pessoal / Redes sociais)

A musicista brasileira Kira Salim, de 34 anos, está entre as vítimas fatais do atropelamento que deixou 11 mortos durante o festival de rua “Lapu Lapu Day”, em Vancouver, no Canadá, na madrugada deste domingo (27), pelo horário de Brasília. De identidade de gênero não-binária, Kira vivia no Canadá com o marido havia quase três anos.

O Itamaraty confirmou o falecimento e informou que presta atendimento consular à família da vítima. No Brasil, parentes de Kira também confirmaram sua morte. Natural do Rio de Janeiro, com família no Rio Grande do Sul, a artista formou-se em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) em 2014.

Marido aguarda contato oficial

De acordo com familiares e divulgado pelo Estadão, o marido de Kira não estava presente no momento do ataque e aguarda orientações das autoridades locais para acelerar os trâmites do sepultamento. Kira trabalhava em uma escola na cidade de New Westminster, a cerca de 26 quilômetros do centro de Vancouver.

A polícia canadense informou à imprensa que a identificação oficial das vítimas ocorre de forma lenta, mas deve ser concluída nas próximas horas.

Festival celebrava resistência indígena

O festival “Lapu Lapu Day” homenageia Datu Lapu-Lapu, chefe indígena filipino que enfrentou os colonizadores espanhóis no século 16. Segundo os organizadores, o evento celebra “a alma da resistência nativa” e o papel de Lapu-Lapu na formação da identidade filipina.


Continua após a publicidade

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores manifestou “profunda tristeza e consternação” pelo ocorrido, expressando condolências às famílias das vítimas e solidariedade ao povo canadense. Além do governo brasileiro, outras autoridades mundiais se solidarizaram com as vítimas do atropelamento em Vancouver.

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., e ambicioso por política e debates

Mais lidas
Palmeiras Fortaleza Cesar Greco Palmeiras

Saiba onde assistir Bolívar x Palmeiras pela Libertadores

homem-furta-maçanetas

Homem coleciona maçanetas e tenta invadir casas no litoral de SP: ‘assustada’

IMG_0140

Com um a menos, Corinthians vence e segue vivo na Sul-Americana

homem-tenta-furtar-ar-condicionado (1)

Homem invade orquidário e tenta furtar peça de ar-condicionado

fernando collor

Ex-presidente Collor é preso em Maceió

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.