Na manhã desta segunda-feira (14), a cantora Katy Perry, juntamente com outras cinco mulheres, viajou para o espaço a bordo da nave da Blue Origin. O lançamento ocorreu às 10h31, no leste do Texas, e a missão ficou marcada por ser a primeira com uma tripulação composta exclusivamente por mulheres.
Entre as tripulantes, além de Katy Perry, estavam a jornalista Lauren Sánchez, a engenheira aeroespacial Aisha Bowe, a produtora audiovisual Kerianne Flynn, a jornalista Gayle King e a pesquisadora em bioastronáutica Amanda Nguyen.
A nave não saiu completamente da gravidade da Terra, mas ultrapassou a Linha de Kárman, que fica a uma altitude de 100 km acima do nível do mar, reconhecida como o início do espaço. A missão durou cerca de onze minutos.
O acontecimento registrou o lançamento da nave New Shepard da empresa Blue Origin e foi um marco histórico por destacar a representatividade das mulheres na viagem espacial.
O que Katy Perry fez no espaço?
Durante o período no espaço, Katy Perry cantou a canção “What a Wonderful World”, de Louis Armstrong. O que motivou a diva pop a embarcar na missão espacial foi o seu objetivo de inspirar jovens meninas a conquistarem grandes feitos, como viajarem ao espaço.
Ao retornar à Terra, a cantora beijou ou chão e disse estar emocionada com a experiência e que com certeza escreverá uma música sobre o acontecimento.
Continua após a publicidade
Como é o foguete New Shepard?
O foguete é uma aposta da Blue Origin no turismo espacial avançado. Seu nome foi dado em homenagem ao astronauta Alan Shepard, o primeiro americano a viajar para o espaço.
A nave possui um sistema suborbital totalmente reutilizável, com peças recuperadas de outras missões. Além disso, não necessita de um piloto, com todas as operações controladas por comandos enviados pela base na Terra.
*Matéria por Yasmin Rachid