Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Mercosul espera assinar acordo com UE “muito em breve”, diz chanceler

trbr9410-2

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) tem sido objeto de negociações prolongadas e, ao longo dos anos, tem enfrentado diversos desafios. Em novembro de 2021, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, houve um impasse em relação a questões ambientais que impactaram as negociações.

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, manifestou otimismo ao afirmar que o Mercosul espera assinar o acordo “muito em breve”. Ele destacou a importância de adaptar as economias dos países envolvidos ao novo contexto introduzido pelo acordo.


Continua após a publicidade

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou os avanços nas negociações e destacou o compromisso de ambos os lados em alcançar um entendimento equilibrado.

O acordo Mercosul-UE visa criar uma área de livre comércio entre os dois blocos, reduzindo tarifas e facilitando o comércio. Quando implementado, o acordo terá impactos significativos nas relações comerciais e econômicas entre os países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e a União Europeia.


Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

07.07.2025 – Cúpula de Líderes do BRICS Fotografia de família dos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros, parceiros e de engajamento externo, durante a Cúpula de Líderes do BRICS no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro Foto: Ueslei Marcelino/BRICS Brasil

Cúpula do BRICS reúne líderes de mais de 30 países; saiba quais

Cachorro Chihuahua salva tutor na Suíça

Cachorro chihuahua salva tutor preso em geleira na Suíça ao guiar equipe de resgate; veja imagens

Enchentes no Texas (Foto: Reprodução / redes sociais)

Entenda as enchentes no Texas que deixaram ao menos 78 mortos

Trump anuncia tarifas ao Brics (Foto: reprodução / Aline Massuca/BRICS Brasil)

Trump anuncia tarifa adicional de 10% a países que aderirem a políticas “antiamericanas” do BRICS

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.