Comemorado nesta quarta-feira (9), o Dia Nacional da Biblioteca, que foi criado após a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, celebra o lar eterno de conhecimento e história. Mas em tempos contemporâneos, e com avanços de tecnologias, as bibliotecas se expandiram, mudaram e se modernizaram. O maior exemplo disso é a Uncensored Library, uma gigantesca biblioteca que pode ser acessada de uma maneira diferente: pelo Minecraft.
Criada pela ONG Jornalistas Sem Fronteiras, a Uncensored Library serve como um servidor para que comunicólogos de todo o mundo possam publicar suas reportagens sem temer que sofram censura.
“Em muitos países, a informação gratuita é difícil de acessar. Blogs, jornais e sites são censurados. Jornalistas são presos e temem por suas vidas. Tal censura leva muitos jovens a crescer em sistemas onde não há acesso à mídia independente. Suas opiniões se tornam muito manipuladas por campanhas de desinformação governamental”, afirmou a ONG à época do lançamento da biblioteca no Minecraft.
Sabendo de países que limitam acesso a blogs, portais e outros veículos de comunicação, a ONG Jornalistas Sem Fronteiras se utilizou do fato de que o game Minecraft ainda é facilmente acessível na maioria esmagadora dos países para criar, por intermédio das ferramentas de dentro do videogame, uma biblioteca independente.
Biblioteca do Minecraft virou sucesso
A biblioteca conta com livros, artigos e textos que foram censurados, de alguma forma, em seus países de origem, mas são agora, disponibilizados, de forma gratuita, para jogadores de Minecraft em todo o planeta.
A ONG cita, porém, que é importante destacar que todo o material encontrado na Uncensored Library pode ser lido, mas não editado. Concebida em colaboração com a BlockWorks, estúdio de design que realiza criações utilizando Minecraft, a biblioteca do Minecraft levou três meses para ser criada e precisou de mais de 12 milhões de blocos, 24 construtores e mais de 250 horas de design.
Continua após a publicidade
A @RSF_inter cria uma brecha para superar a censura, construindo um porto seguro para a liberdade de imprensa. Onde? Em um dos videogames mais bem-sucedidos do mundo @Minecraft. #TruthFindsAWay https://t.co/uL1F38Uq37 (Conteúdo em inglês) pic.twitter.com/7YcfGHqvSC
— RSF em português (@RSF_pt) March 12, 2020
Brasil tem artigos na Biblioteca de Minecraft
Inaugurada em 2021, a seção de textos, artigos e livros do Brasil se uniu a publicações de Irã, México, Rússia, Vietnã, Arábia Saudita, Egito, Eritreia e Belarus.
Como acessar a Biblioteca do Minecraft
Para quem quiser conferir, a Uncensored Library pode ser acessada por meio do Minecraft pelo sistema de servidor. Todos os detalhes podem ser conferidos neste link.