O conclave realizado no Vaticano elegeu nesta semana o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost como novo líder da Igreja Católica, que agora passa a ser conhecido como Papa Leão XIV. Aos 69 anos, ele se torna o primeiro papa nascido nos Estados Unidos.
Prevost tem raízes familiares espanholas e foi naturalizado peruano após anos de trabalho missionário na América Latina. Membro da Ordem de Santo Agostinho, se dedicou às comunidades carentes do Peru, onde atuou como bispo de Chiclayo. No Vaticano, ganhou destaque ao assumir funções estratégicas, como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Durante sua atuação no Peru, Leão XIV chegou a ser alvo de suspeitas sobre omissão em denúncias, mas investigações independentes descartaram seu envolvimento direto.
Com um perfil conciliador, em seu primeiro pronunciamento, Leão XIV destacou a necessidade de união, paz e justiça ambiental, indicando continuidade com o legado de Francisco. A escolha do nome remete ao Papa Leão XIII, lembrado por sua doutrina social.
Conservador ou progressista?
Leão XIVé considerado um pontífice de perfil moderado, que busca um ponto de equilíbrio entre os conservadores e os progressistas.
Em questões como a ordenação de mulheres, aborto e a união de pessoas LGBTQIA+, Leão XIV mantém posturas mais tradicionais. No entanto, ele demonstrou abertura e preocupação para pautas como desigualdade social e mudanças climáticas.
Apesar de ser ponderado nas questões que permeiam a Igreja Católica, para muitos,Prevost é considerado mais progressista do que conservador, por ser aberto ao debate e apoiar uma igreja sinodal.
Continua após a publicidade
Igreja sinodal e Ordem Agostiniana
O Papa Leão XIV é agostiniano e defensor de uma igreja Sinodal. O termo “Sinodal” vem do grego e significa “caminhar juntos”. Muito promovido pelo Papa Francisco, esse modelo propõe uma Igreja que valoriza a escuta, com diálogo entre leigos, religiosos e bispos.
Leão XIV ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977, em Missouri, nos Estados Unidos.Presente em mais de 40 países e com cerca de 2,6 mil religiosos ao redor do mundo, a Ordem é uma das mais antigas e influentes da Igreja Católica e segue o ideal descrito nos Atos dos Apóstolos: ‘ter um só coração e uma só alma, voltados para Deus’.
A inspiração vem de Santo Agostinho de Hipona, nascido em 13 de novembro de 354 d.C., em Tagaste (atual Argélia). Agostinho se converteu ao cristianismo após uma profunda busca intelectual e espiritual. Sua vida foi marcada pela busca da verdade, da fraternidade e pela sua dedicação à fé.