Criado nos Estados Unidos para destacar a importância de preservar o Planeta Terra e criar consciência sobre problemas da contaminação, o Dia Internacional da Mãe Terra é celebrado anualmente no dia 22 de abril.
Como surgiu o Dia da Terra?
A data surgiu como uma ideia do senador Gaylord Nelson, de Wisconsin, nos Estados Unidos, em 1969. Surpreendido com os efeitos de um vazamento de óleo em Santa Barbara, na Califórnia, o político almejou recriar a energia de protestos contra guerras realizados por estudantes, mas em relação à preservação do planeta.
Após entrar em contato com campus de universidades, o senador recrutou Denis Hayes, um jovem ativista, para organizar eventos em larga escala. Foi então que eles definiram que o Dia da Terra seria em 22 de abril, um dia de semana que cai entre o ‘Spring Break’, as ‘férias de verão’ dos Estados Unidos, e o dia das provas finais nas universidades para maximizar a participação estudantil.
Foi assim, que em 22 de abril de 1970, que se deu o Primeiro Dia da Terra.
Dia Internacional da Mãe Terra ganhou repercussão
Com grande apelo nacional, o primeiro Dia da Terra mobilizou 20 milhões de norte-americanos, 10% da população total do País à época, para ir às ruas e demonstrar insatisfação contra os impactos de mais de 150 anos de desenvolvimento industrial desenfreado que geraram graves efeitos na saúde das pessoas.
Continua após a publicidade
A data passou a unir grupos que antes atuavam individualmente contra ocorrências como vazamentos de óleo, lixões tóxicos e perda de vida silvestre.
Por fim, ainda em 1970, a data levou à criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e à criação das primeiras leis ambientais do País. Em 2020, o Dia Internacional da Mãe Terra comemorou 50 anos com uma ação online, devido à pandemia de Covid-19, que alcançou 1 bilhão de pessoas em todo o planeta.
Atualmente, o Dia da Terra é mantido e organizado pela organização Earth Day.