Foto: Prefeitura de Santos
A Operação Verão 2025, que contou com o reforço do efetivo da Polícia Militar durante as férias e a alta temporada na Baixada Santista e no Litoral Norte, foi finalizada nesta sexta-feira (7), após 52 dias de atuação. O aumento do policiamento e da presença das forças de segurança resultou em ações preventivas mais intensas nas principais áreas turísticas.
Durante a operação, 3 mil agentes extras, incluindo PMs e membros do Corpo de Bombeiros, foram destacados para as ruas. O balanço da ação revelou a prisão de 771 criminosos, sendo 261 deles foragidos da Justiça. Além disso, as forças de segurança retiraram 112,57 kg de drogas das ruas e apreenderam 39 armas ilegais.
Os índices criminais mostraram uma queda em comparação à Operação Verão de 2024. O número de roubos, por exemplo, diminuiu 30% durante o período, com 500 ocorrências a menos.
O planejamento para o próximo evento de grande movimentação no litoral, o Carnaval, já está em andamento. O Coronel PM Rogério Nery Machado, do CPI6, informou que escolas de formação da Polícia Militar, além de efetivos de outras regiões do estado, irão reforçar a segurança nas orlas das praias.
Continua após a publicidade
Embora o número exato de agentes ainda não tenha sido definido, o objetivo é manter a mesma estratégia de policiamento eficiente.
Com os resultados positivos da Operação Verão 2025, as expectativas para a próxima edição, em 2026, são altas. De acordo com autoridades de Segurança Pública, já está prevista a ampliação de pelo menos 20% no número de policiais escalados para atuar na região.