A Polícia Civil de Itatiba, no interior de São Paulo, apura a morte de seis vacas, sendo ao menos três delas prenhas, após um ataque registrado na última sexta-feira (24), em dois sítios localizados na Estrada Municipal Alcebiades Stefani. Os animais foram esquartejados no local e tiveram suas carnes levadas por criminosos.
Segundo o boletim de ocorrência, as vacas apresentavam “marcas compatíveis com disparos de arma de fogo“. Quando localizadas pelas autoridades, restavam apenas as carcaças, rabos e cabeças dos animais. Os autores da ação ainda não foram identificados.

Prejuízo e investigação
Um dos proprietários, responsável por cerca de 30 cabeças de gado, chegou ao sítio por volta das 7h da manhã e encontrou três vacas grandes mortas e sem carne. Ele acionou o vizinho, ao perceber que outros animais mortos não pertenciam ao seu rebanho. Ao chegar ao local, o segundo proprietário reconheceu mais três vacas de sua criação entre as vítimas.
Ambos estimaram o prejuízo combinado em R$ 30 mil. O acesso à área é restrito e monitorado por duas câmeras de segurança, instaladas em uma escola municipal e em uma fazenda nas proximidades. As imagens devem ser analisadas durante a apuração.
A Delegacia de Itatiba trata o caso como furto qualificado e prática de abuso a animais, com agravante pela morte dos bovinos. Até o momento, ninguém foi preso.