Dois jovens tentaram furtar uma motocicleta em um apartamento de alto padrão em Praia Grande, na Baixada Santista, na madrugada da última quarta-feira (15), mas foram impedidos por um morador. O sistema de segurança do prédio detectou a invasão e acionou imediatamente o síndico, que correu atrás dos suspeitos até a chegada da Polícia Militar (PM).
Segundo o boletim de ocorrência, um rapaz de 18 anos e outro de 17 escalaram o muro do prédio e entraram na garagem, onde encontraram um carro destrancado. Eles furtaram um controle remoto do portão, um frasco de perfume e um cartão bancário. Toda a ação foi registrada pelas câmeras de monitoramento, na Rua das Antilhas, bairro Guilhermina.
A dupla também encontrou uma motocicleta com a chave na ignição e tentou levá-la para fora do prédio. À reportagem, o síndico, que prefere não se identificar, contou que foi acordado pela portaria remota, que o notificou sobre a movimentação suspeita. O sistema de sensores detectou a invasão e, logo em seguida, acionou o alarme e a PM (assista a seguir).
Tentativa de fuga frustrada pelo sistema de segurança
As imagens obtidas pelo VTV News mostram que os suspeitos tentaram sair com a motocicleta, mas não conseguiram, pois o portão foi fechado remotamente pela central. “Consegui chegar à porta do prédio e, quando me viram, abandonaram a moto e correram. Eu fui atrás, pois as viaturas da PM já estavam chegando de ambos os lados da rua”, relatou o síndico.
Informados pelo Centro de Operações (COPOM) sobre o roubo em andamento, os policiais encontraram a motocicleta caída no chão, ainda ligada e com os faróis acesos, além de dois capacetes próximos ao apartamento. Pouco depois, os dois jovens foram vistos correndo pela Rua Doutor Cyro Carneiro, perseguidos pelo síndico, e acabaram sendo abordados.
Durante a revista pessoal, os agentes encontraram com o rapaz mais velho os itens furtados. Em depoimento, ele admitiu ter permanecido do lado de fora enquanto o adolescente entrou no condomínio. Ainda segundo o registro policial, o jovem confirmou que tentou ligar a motocicleta e levá-la, mas “desistiu ao perceber a aproximação do síndico e das viaturas”.

Dupla é detida após tentativa de furto em Praia Grande
Em nota, a Antec Sistemas, empresa responsável pela segurança, explicou que o condomínio conta com portaria remota, sensores e câmeras inteligentes. “Ao detectar a invasão, a central acionou sirenes, informou a polícia e notificou o síndico, atrasando a fuga dos suspeitos. Segundo a empresa, a dupla conseguiu abrir o portão com o controle furtado, mas, ao tentar fugir, já encontrou o síndico na porta e as viaturas da polícia na esquina”, disse o responsável Felipe Gouveia.
Para o maior de idade, foi lavrado flagrante pelos crimes de furto qualificado e corrupção de menor. Já o adolescente foi ouvido na presença da mãe e liberado mediante termo de compromisso de comparecimento ao Ministério Público (MP). A motocicleta foi apreendida para verificação de propriedade, e os demais objetos foram devolvidos aos proprietários.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande. A Polícia Civil requisitou perícia no local e anexou as imagens das câmeras de segurança ao inquérito. As investigações seguem em andamento para apurar se os suspeitos têm envolvimento em outras ações semelhantes na região.